Professora e jornalista do DCM debatem estágio obrigatório em evento na UFOP

prelecionistas1As mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo foram homologadas em 2013, tornando o estágio obrigatório para as turmas ingressantes a partir de então. Para discutir esse assunto, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promoveu, nos dias 30 e 31, o I Simpósio de Estágio Obrigatório em Comunicação Social. Do DCM/UFV, participaram como debatedores a professora Kátia Fraga, coordenadora do curso de Jornalismo, e o jornalista Mateus Lima, presidente da Comissão de Estágio Supervisionado. O debate foi realizado na tarde de 31 de outubro, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFOP, na cidade de Mariana (MG).

Kátia e Mateus contextualizaram a criação da Comissão de Estágio Supervisionado do DCM e da disciplina COM487 – Estágio Supervisionado. Dessa maneira, falaram sobre o cenário da comunicação social e do jornalismo em Viçosa e região, ressaltando as oportunidades e especificidades locais. Também foi feito um balanço sobre os estágios registrados durante as disciplinas.

prelecionistas2A implementação do estágio curricular supervisionado foi discutida pelos membros da UFV juntamente com professores de outras instituições, que apresentaram suas experiências: Lara Linhalis (UFOP), Marise Mendes (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e Jairo Mendes (Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ). O professor Adriano Medeiros (UFOP) intermediou o debate.

O simpósio foi organizado pelo projeto “Olho na rua”, criado pela Comissão de Estágio Supervisionado do curso de Jornalismo da UFOP. Além do debate interinstitucional, o evento apresentou debates relacionados à mídia regional, jornalismo e meio ambiente, comunicação institucional e jornalismo sindical, reunindo estudantes, docentes e profissionais.

As normas da disciplina COM487 e do estágio obrigatório podem ser vistas no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado.

Os debatedores Jairo Mendes, Lara Linhalis, Adriano Medeiros, Kátia Fraga e Mateus Lima