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Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social

Tel: (31) 3612-7200 / 7201

Prédio Fábio Ribeiro Gomes – 1º e 2º andar
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR

Graduação

O Departamento de Comunicação Social oferece o curso de Comunicação Social – Jornalismo.

Projeto Pedagógico  Matriz Curricular  |  Ementário

O curso:

A formação atual de profissionais jornalistas nos desafia a pensar a comunicação contemporânea, marcada por um contexto de desenvolvimento tecnológico e por transformação de barreiras físicas e culturais. Tal contexto difuso nos convida a desenvolver um perfil de curso que proporcione à sociedade um profissional cada vez mais conhecedor dos diferentes sistemas de linguagens que caracterizam as mídias e suas práticas, mas que também reconheça as relações existentes entre as tecnologias, a cultura e a sociedade, atravessadas por discursos e lógicas políticas, econômicas e simbólicas.

De forma complementar, o fazer jornalístico, com a dinamização do mercado e multiplicação dos seus sistemas de linguagem, coloca em cena a necessidade de jornalistas-mediadores que não estejam circunscritos a fazeres muito específicos. Cabe ressaltar que o princípio norteador é formar o jornalista que acentue em sua prática o foco para o pleno exercício da cidadania, já que a informação bem tratada, continuada, expandida é matéria-prima capital para a profissão e para a promoção das transformações e desenvolvimento humano a que se propõe. O curso objetiva formar jornalistas que atuem com responsabilidade social, já que são muitos os desafios e atributos que a sociedade requer deste profissional. Esta responsabilidade está presente não apenas na postura que os alunos tomam para si no decorrer do curso, mas também na forma como os produtos são elaborados, executados e entregues à sociedade na forma de bem simbólico-midiático.

Em consonância com as expectativas acima tratadas, o Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV busca preparar o estudante para ser um profissional com atuação técnica, crítica e ética nas áreas de produção, tratamento e gerenciamento dos fluxos de informação e comunicação nas mídias e nas práticas profissionais e sociais a elas relacionadas, tais como departamentos de comunicação de instituições governamentais, de autarquias e de empresas comerciais, industriais e de serviços, assessorias de imprensa e de comunicação, organizações independentes e de terceiro setor. De forma complementar e igualmente importante, o curso pretende também formar profissionais aptos a refletirem de modo crítico e criativo sobre os campos da Comunicação e do Jornalismo, seja através de pesquisas acadêmicas, inclusive no nível de pós-graduação, seja na concepção de produtos e processos inovadores.
O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, em seus oito períodos regulares, pretende propiciar aos discentes:

  •  Princípios éticos e deontológicos, fundamentos dos processos comunicacionais necessários ao desenvolvimento de linguagens no campo das diferentes mídias e práticas jornalísticas;
  • Conhecimento específico introjetado pelos estudos teóricos e práticos, produções laboratoriais, experimentais e científicas e estágio curricular;
  • Incentivo, por meio das atividades complementares, a participação em eventos acadêmicos e culturais, ao intercâmbio da produção de conhecimento, ao exercício das monitorias, a participação em grupos de pesquisa, a produção e organização de eventos e produtos culturais independentes, entre outras atividades.
  • Desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio da implementação de metodologias ativas de aprendizagem e pelo incentivo à experimentação.

Mercado de trabalho:

O profissional graduado no curso terá qualificações para atuar nos mais diferentes contextos do campo de trabalho: produção, tratamento e gerenciamento dos fluxos de informação e comunicação de natureza jornalística nos meios de comunicação convencionais (rádio, televisão, cinema, revista e jornal); nas novas mídias, como os canais de TV a cabo, multimídia e internet; nos departamentos de comunicação de instituições governamentais, de autarquias e de empresas comerciais, industriais e de serviços; e nas assessorias de imprensa e de comunicação.

Campus Viçosa
Ano de criação: 2001
Duração: 4 anos
Número de vagas: 40
Horário: Integral

PRÊMIOS EXPOCOM/INTERCOM JÁ CONQUISTADOS


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