Informativo
Podcast produzido por mestranda/ex-aluna de Jornalismo vence prêmio nacional
O radiodocumentário produzido por Maria Izabela Ferreira Viana (egressa do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades – PPGCOM) foi o vencedor do Prêmio Cápsula Lunar, na categoria TCC Prático, entregue durante o Vozes em Órbita – 1º Encontro Nacional de Podcasts Narrativos. O evento foi realizado de 29 de setembro a 1º de outubro, no Rio de Janeiro, organizado pelo Laboratório de Podcasts Narrativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Ouça aqui o podcast vencedor – “A Voz da Serra”
A produção, intitulada “A Voz da Serra”, apresenta a Rádio Comunitária Muriqui FM, de Araponga (MG). Durante a pesquisa, a estudante investigou como emissoras locais constroem espaços de resistência e afirmam suas identidades em um mundo cada vez mais globalizado. Também é destacado o caráter afetivo do rádio como elemento central para criar laços de pertencimento dentro da sua comunidade. Maria Izabela produziu, roteirizou e fez a locução do podcast, sob orientação da professora Kátia Fraga (que também participou do evento) e edição do técnico-administrativo Leandro Vieira (DCM).
Sobre o encontro, Maria Izabela afirmou que “foi uma oportunidade única de ouvir grandes referências na produção sonora, como Rodrigo Alves, Paula Scarpin e Thiago André. O evento trouxe uma discussão profunda e pertinente sobre a podosfera no Brasil, o que me ajudou a compreender as transformações na produção sonora e o modo como as plataformas lidam com a produção independente de podcasts narrativos. Foi um momento de troca e aprendizado no qual pude conhecer diferentes trabalhos que, certamente, irão me ajudar no desenvolvimento da minha pesquisa. E representar a UFV e o DCM conquistando o primeiro lugar do prêmio Cápsula Lunar foi uma alegria imensa!”, comemorou.
A orientadora do trabalho, professora Kátia Fraga, enaltece o reconhecimento público do podcast: “É um prêmio mais que merecido pelo empenho e pela dedicação intensa durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em cada etapa, Maria Izabela surgia com um novo brilho do olhar de quem percebe a descoberta de preciosidades ao longo dessa jornada acadêmica. É uma alegria no coração ter sido sua orientadora do TCC e, agora, de mestrado no PPGCOM, sobre um tema amalgamado na vida dela e na minha também: o rádio, uma mídia que continua presente e ainda ocupa um lugar de afeto no cotidiano dos rurais, dos ouvintes”, declarou.

