Informativo
Jornalismo Literário é tema de minicurso para turma de Narrativas Jornalísticas III
Nesta quinta-feira, 17/09, será iniciado um minicurso de Jornalismo Literário voltado para a turma da disciplina COM 353 – Narrativas Jornalísticas III. As atividades serão ministradas pelo jornalista Robson Filho (que já lecionou a disciplina) e pela professora Tânia Borges, do Departamento de Letras (DLA/UFV). Os encontros acontecem na sala 104 do DCM.
Entre os tópicos, serão abordados o jornalismo literário; linguagem literária e não literária; gêneros jornalístico-literários; técnicas de apuração e redação em jornalismo literário; e atividades e oficinas de produção.
A disciplina tem como objetivo capacitar os participantes para pautar, apurar e redigir uma grande reportagem, promovendo experimentações narrativas a partir de sua aquisição de conhecimento entre fronteiras do Jornalismo e da Literatura.
Sobre os prelecionistas
Tânia Borges é professora substituta do DLA. Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de língua, literatura e educação. Dedica-se ao estudo da literatura brasileira contemporânea, com ênfase nas relações entre forma literária e processo social.
Robson Filho é jornalista e mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorando em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz. Foi professor substituto no Departamento de Comunicação Social (DCM/UFV) de 2024 a 2026, atuando em atividades de ensino e extensão. Desenvolve pesquisas sobre identidades, representações, discursos midiáticos e narrativas biográficas.
