Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social
Tel: (31) 3612-3200, 3612-3201
Edifício Fábio Ribeiro Gomes, 2° andar | Campus UFV
Viçosa – MG – CEP: 36570-000
E-mail: dcm@ufv.br

Informativo

20 anos da COM UFV: debates de hoje (10) serão sobre produções de estudantes

A programação de hoje (10/2) da semana em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo da UFV abrange produções estudantis e participação na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). Os trabalhos discutidos nos eventos da manhã e da tarde foram submetidos e premiados à Expocom, em diferentes edições.

O primeiro evento é o lançamento do livro “Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil”, produzido pelo jornalista e ex-aluno Daniel Mansur Reis. O trabalho foi tema de seu TCC, orientado pela professora Kátia Fraga e coorientado pelo jornalista Diogo Rodrigues. Para escrevê-lo, Daniel visitou o estado de Roraima, incluindo a capital Boa Vista, e entrevistou venezuelanos que vieram morar no Brasil em busca de oportunidades.

Com Daniel e Kátia, participam da conferência a professora Mariana Procópio, do DCM/UFV; e o professor Timóteo Camargo, da UFRR. Eles debaterão assuntos como jornalismo humanizado, narrativas de vida e construção de livro-reportagem. O link para assistir é: https://youtu.be/4eOY5-bK-y8.

Mesa sobre a Expocom

Às 16h, os jornalistas Ana Paula Nunes Menicucci, Marcela Corcino e Robson Filho, egressos do curso, falarão sobre as produções realizadas e a experiência em participar da Expocom. O link para assistir é: https://youtu.be/HileJ_j_uWY.

A jornalista e ex-aluna Ana Paula, da turma de 2006 é quem abre a mesa. Ela venceu o Prêmio Expocom Regional e Nacional 2009, na categoria: Radiojornal, com o trabalho “De mala e cuia”. Ana Paula possui especialização em Mídia e Cultura pela USP e em Marketing pela UMESP. É mestra em Linguística pela UFV.

A jornalista e ex-aluna Marcela Corcino, da turma de 2010, venceu o Prêmio Expocom Regional e Nacional 2012 na categoria: Jornalismo, com o projeto de extensão jornal mural “O Expresso”. Marcela Corcino é especializada em assessoria de imprensa pela Cásper Líbero e trabalha com comunicação corporativa em operadora de saúde.

Fechando a mesa, fala o jornalista e ex-aluno Robson Filho. Ele venceu do Prêmio Expocom Regional e Nacional 2014 na categoria Jornalismo com o projeto de extensão “Flanando na Praça”. Robson é mestre em Letras pela UFV. Atualmente é doutorando em Informação e Comunicação em Saúde pela FIOCRUZ.

A mediação será do jornalista Pablo Campos, também ex-aluno (turma de 2010). Especialiasta em gerenciamento de crise pela Cásper Líbero, já acumula passagem pela TV Globo e diversas emissoras de rádio do Rio de Janeiro e também atua como roteirista e podcaster.

A Expocom é um evento para o qual graduandos ou recém-formados enviam trabalhos de conclusão de curso, extensão, iniciação científica ou produções em comunicação feitas nas disciplinas. Nos três casos, os então estudantes realizaram os trabalhos em grupos.

Sobre os palestrantes

Mariana Procópio é jornalista formada também pela UFV; mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Realizou pós-doutorado na Lancaster University, Inglaterra. É co-líder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV). Suas pesquisas têm como eixo central as narrativas de vida, sobretudo a partir de uma tematização da diferença, seja ela de gênero, raça, classe, orientação sexual, faixa etária e demais experiências e marcadores.

Timóteo é jornalista graduado pela PUC-Campinas; mestre em Sociedade e Fronteiras, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR); e especialista em Antropologia Intercultural pelo Centro Universitário de Anápolis. Atualmente é professor efetivo da UFRR e desenvolve pesquisa sobre jornalismo e identidade indígena. Tem experiência de mercado em jornalismo econômico, político e cultural, e em assessoria de comunicação.

Daniel é jornalista graduado pela UFV (2020). Concluiu o Curso de Residência em JornalismodaRede Gazeta (2020). É integrante do projeto de extensão “Inumeráveis UFV e  colaborador no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, em Boa Vista (RR).

Kátia Fraga é professora do DCM e coordenadora do curso de Jornalismo da UFV, doutora em Extensão Rural pela UFV e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF. Entre outras iniciativas, também integra o DIZ/UFV.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados