Segunda edição do evento “A potência da Comunicação Comunitária: avançando barreiras em tempos remotos” ocorre na segunda, 28/3

Vencendo os desafios da pandemia de covid-19, estudantes do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV desenvolveram cinco projetos de extensão com parcerias firmadas no contexto da virtualidade imposta pelo isolamento social. Os projetos serão apresentados no evento A potência da Comunicação Comunitária: avançando barreiras em tempos remotos, a ser transmitido abertamente pelo Google Meet,  no dia 28/3, às 14h (formulário de inscrição: https://forms.gle/FvvZkrcyfLn45MYt8). As lives serão a atividade final da disciplina Comunicação Comunitária (COM 400). Essa é a segunda edição do evento.

Os projetos foram realizados durante a disciplina, ministrada pela professora Kátia Fraga, que contou com o auxílio da monitora Amanda Veloso. Nela, foram apresentadas experiências de práticas comunicacionais populares por meio da participação de convidados ligados a movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs), além de reflexões teóricas acerca da Comunicação Comunitária.

O evento tem início às 14h do dia 28/3 com a live do projeto de extensão “Comunicação Comunitária – Promovendo projetos de caridade através das mídias sociais”. Seu objetivo foi contribuir, a partir das mídias sociais, para a melhora da comunicação e alcance da ação social promovida pela “Casa de Caridade Dom Luciano Mendes”. Dessa forma, a entidade pretende alcançar e ajudar ainda mais famílias, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade econômica, além de atrair novos colaboradores.

Em seguida, às 14h30min, é a vez do projeto Se é Fake, não é News”, idealizado para atuar no problema da desinformação e fake news, ainda muito recorrente no dia-a-dia dos brasileiros. A equipe atuou com os jovens do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Effie Rolfs, ressaltando a importância de se estar bem informado e se procurar fontes com credibilidade. Foi criado um espaço de produção prática de um produto final, procurando desenvolver o pensamento crítico desses jovens e colocá-los em contato com a produção comunicacional.

A partir das 15h, dá continuidade ao evento a equipe do projeto “A voz de Zacimba Gaba em movimento: construção de estratégias de comunicação com estudantes do Grêmio”, que visou aprimorar as habilidades comunicacionais dos representantes do coletivo, ao lado do grêmio Zacimba Gaba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). As formações foram realizadas com o objetivo de fortalecer a comunicação entre o grêmio e os estudantes do IFES, visando à ampliação da participação dos estudantes da escola e priorizando a autonomia de integrantes do grupo.

O projeto “Conecta Caminho” fará sua live às 15h30min, quando apresenta os resultados de quase três meses de trabalho junto à Casa do Caminho, com o objetivo de potencializar o uso dos veículos de comunicação que a instituição de reabilitação possui. A produção de fotos e artes para publicação nas redes sociais foi utilizada na introdução ao marketing digital, visando a criar uma presença online, além de utilizar dessas ferramentas para o lançamento da campanha de arrecadação “Caminho Solidário”.

O evento será encerrado com a apresentação do projeto “Sintoniza Effie Rolfs”, às 16h. Realizado em parceria com a Escola Estadual Effie Rolfs, localizada no campus da UFV, o grupo teve o intuito de modernizar a comunicação na escola por meio do lançamento de uma rádio escolar. Desse modo, reforça-se a integração dos alunos com o ambiente educativo, uma importante oportunidade após os anos de reclusão causados pela pandemia. Os estudantes voluntários pertencem às três turmas do primeiro ano do ensino médio e atuaram como protagonistas nas atividades.