DCM realiza evento virtual “A potência da Comunicação Comunitária: avançando barreiras em tempos remotos”

Vencendo os desafios da pandemia de Covid-19, estudantes do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV desenvolveram cinco projetos de extensão com parcerias firmadas no contexto da virtualidade imposta pelo isolamento social. Os projetos serão apresentados no evento A potência da Comunicação Comunitária: avançando barreiras em tempos remotos, com transmissão aberta pelo YouTube do curso em duas lives: a primeira no dia 10/05, às 15h; e a segunda no dia 12, às 14h.

As lives serão a atividade final da disciplina Comunicação Comunitária (COM 400), ministrada pela professora Kátia Fraga. Durante o semestre, foram apresentadas experiências de práticas comunicacionais populares, por meio da participação de convidados ligados a movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs), além de reflexões teóricas acerca da Comunicação Comunitária.

Os grupos parceiros participarão das apresentações: no dia 10/05, às 15h, o evento tem início com a live do projeto de extensão “Sempre Alerta: conectando o Movimento Escoteiro”, que teve como objetivo auxiliar o 30º Grupo Escoteiro, situado em Viçosa, na transição das atividades presenciais para o mundo online.

Em seguida, às 16h, é a vez do projeto “Agroecologia em Rede: Experiências de Multiplicadores Digitais Comunitários do Quintal Solidário (QS)”. A ideia central foi contribuir para a inserção dos feirantes do Quintal Solidário, produtores de práticas agroecológicas em Viçosa, nas redes sociais. A pandemia de Covid-19 inibe a ocorrência das feiras, dificultando o comércio dos produtos por eles vendidos.

No dia 12/05, a abertura do segundo dia do evento, às 14h, fica por conta da equipe do projeto “Comunicação Comunitária – buscando meios de unificar o discurso na assistência estudantil”, desenvolvido em parceria com a Comissão de Moradias Estudantis (CME). A iniciativa visa oferecer suporte para quem vive nas moradias estudantis da UFV produzirem seus próprios materiais gráficos informativos para as redes sociais.

O projeto “Profissão Catador: integrando catadores e sociedade” fará sua live às 15h, para apresentar os resultados de quase três meses de trabalho conjunto com o Projeto InterAção. O objetivo é melhorar a comunicação dos catadores de resíduos sólidos recicláveis com os viçosenses. Sua premissa é servir de guia e auxílio ao Projeto InterAção, também da UFV, a fim de que os integrantes consigam usar a comunicação comunitária para visibilizar os problemas e as necessidades dos catadores de Viçosa.

O evento será encerrado com a apresentação do projeto “Memória indígena: a preservação da cultura Paiter Suruí no meio midiático”, às 16h. Com o objetivo de ter um espaço destinado à manutenção e à preservação das tradições culturais de seu povo, foi criado o Centro Cultural Wagôh Pakob. Devido à pandemia, a comunicação digital passou a ser vista como uma aliada para eternizar seus registros e difundir sua memória a outros povos. Por conseguinte, os coordenadores do Centro Cultural se associaram aos estudantes da UFV para atingir tal objetivo.