Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social

Tel: (31) 3612-7200 / 7201

Prédio Fábio Ribeiro Gomes – 1º e 2º andar
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR

Informativo

Cineclube Carcará exibe documentário “Carta de Linhares: a tortura revelada” e realiza debate com diretor

O Cineclube Carcará exibirá, nesta quinta-feira, 6 de novembro, o documentário “Carta de Linhares: a tortura revelada”, às 18h30. A obra trata do primeiro documento público de denúncia internacional sobre a prática de tortura pelo regime militar no Brasil. Após a exibição, haverá um debate com o roteirista e diretor do filme, Marcelo Passos.

A carta é um manuscrito de 28 páginas que foi elaborado em dezembro de 1969 dentro da Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora (MG). Doze presos políticos do grupo guerrilheiro Colina (Comando de Libertação Nacional) assinaram o documento, expondo a brutalidade da ditadura e os crimes cometidos contra a oposição ao regime. Ninguém sabe ao certo como a carta saiu da Penitenciária, mas, ao ser divulgada e traduzida, ganhou grande repercussão.

O filme é de 2024, mas a pesquisa, feita pelo diretor Marcelo Passos e pelo produtor Wilton Vale, durou doze anos. O documentário foi premiado em 2º lugar em sua categoria no 41º Prêmio Nacional Direitos Humanos de Jornalismo (2024), e foi selecionado para a 5ª Mostra do Filme Marginal do Rio de Janeiro (2025).

Sobre o diretor

Marcelo Passos é jornalista formado pela PUC-MG. Atuou como repórter nas TVs Globo e Manchete. Há mais de 30 anos, é sócio da M3 Vídeo, sediada em Belo Horizonte, que assina a produção de vídeos institucionais e documentais.

Serviço

  • Exibição seguida de debate do documentário Carta de Linhares: a tortura revelada
  • Data: 06/11/2025
  • Horário: 18h30
  • Local: Cineclube Carcará (subsolo do Centro de Vivência)
  • Entrada: gratuita, com emissão de certificado.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados