Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social
Tel: (31) 3612-3200, 3612-3201
Edifício Fábio Ribeiro Gomes, 2° andar | Campus UFV
Viçosa – MG – CEP: 36570-000
E-mail: dcm@ufv.br

Informativo

COM 20 anos: mostra do projeto LivroAr e discussão sobre saúde e cuidados na profissão integram eventos do dia 9/2

A semana comemorativa dos 20 anos da Comunicação tem duas atividades em seu segundo dia, 9 de fevereiro. Às 10h, ocorre a apresentação do projeto de extensão “LivroAr”. Trata-se de um grupo de estudos e leitura, além de espaço para experimentações artísticas e literárias. A apresentação consistirá em três momentos: silêncio, compartilhamento de textos de diversas autorias através da leitura e diálogo com o público assistente.

Coordenado pela professora Mariana Bretas, conta com a participação dos discentes Ana Kei, Enya Chaves, Júlia Lourenço, Leonardo Lopes e Vinicius Zagoto. O “LivroAr” realiza eventos e mantém uma página no Instagram. O link para acompanhar ao vivo é: https://youtu.be/nVA03bXSo7Y.

Às 14h, será realizada a mesa-redonda “Integrando possibilidades – O futuro que nos espera: novas mídias, adoecimento, cansaço e cuidado”, organizada pelo Centro Acadêmico Rodolfo Walsh (CaJor). Os convidados Carlos D’Andrea (docente da UFMG), Márcia Maria Cruz (professora e jornalista do Estado de Minas) e Samira Calais (escritora e jornalista, ex-aluna do curso) discutirão estes temas tão atuais ao exercício do Jornalismo. Participa, como mediador, o jornalista Yan Gabriel Oliveira (ex-aluno do curso e mestrando na UFOP). Para acompanhar ao vivo essa mesa-redonda, basta acessar: https://youtu.be/KOQ17gO46XY.

Conheça os convidados

Carlos d’Andréa é professor da UFMG, mas já lecionou no DCM/UFV e outros cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Belo Horizonte. Jornalista, é doutor em Linguística Aplicada, mestre em Ciência da Informação  e especialista em Gestão Estratégica da Informação (todos estes títulos pela UFMG).

Márcia Maria Cruz é doutora em ciência política e mestre em comunicação social pela UFMG. É repórter do jornal Estado de Minas e professora do curso de jornalismo na Faculdade Promove. Atua como escritora e em ONGs e movimentos sociais, com atenção para as questões relacionadas à mídia, criança e adolescente, direitos humanos e favelas. Vários prêmios laureiam sua atuação no campo jornalístico, literário e ativista.

Samira Calais é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFV e pós-graduada em Mídia Eletrônica: Rádio e TV pela UNI-BH. É cofundadora do Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá e já teve seus textos publicados em livros e sites. Neste mês, ela lança, pela Editora Feminas, seu primeiro livro solo, “Cenas da Pandemia”, crônicas das situações vividas no isolamento social.

Yan Gabriel é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFV. Durante a graduação, integrou o projeto Cinecom e o Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor), do qual foi coordenador geral. Atualmente desenvolve pesquisas sobre negritude, rap e temporalidade e compõe a Agência Simples! de notícias.

Mariana Bretas é professora do DCM. Doutora em História e Teoria da Arte Contemporânea pela Universidad Complutense de Madrid, desenvolve, atualmente, trabalhos de pesquisa sobre coleções e livros de arte. Possui experiência na área de Comunicação e Arte com ênfase, principalmente, nos seguintes temas: arte contemporânea, curadoria, crítica e estética da comunicação.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados