Com emoção e reencontros, curso de Jornalismo lança livro de memórias dos seus 20 anos

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo realizou o lançamento do livro impresso “Entrelaçar memórias: vivências de 20 anos da COM” na manhã de 10/12, no Auditório do Departamento de Letras. A data coincidiu com a reunião de egressos promovida pela Associação de Ex-alunos, permitindo que jornalistas formados pela UFV também prestigiassem o lançamento e se reencontrassem entre si e com alunos, professores, técnicos administrativos e convidados.

A cerimônia de lançamento destacou o afeto e os laços entre a comunidade do curso de Comunicação Social. A professora Kátia Fraga, coordenadora do curso e organizadora das comemorações, considerou que o curso é uma “comunidade de afeto, entrelaçada com muito amor”, sobre a qual foram constituídas as memórias apresentadas. A chefe do DCM, professora Mariana Xavier, lembrou dos laços constituídos, que resultaram em amizades, apadrinhamentos e até casamentos, e que geraram outras vidas e histórias a partir dos encontros proporcionados.

Outras falas enalteceram o processo de construção e lançamento. O estudante Robert Rodrigues, representante do Centro Acadêmico Rodolfo Walsh (CaJor), falou sobre a importância de os jornalistas contarem histórias, “sobretudo as memórias que marcaram a história do curso de Comunicação Social”. O diretor e editor-chefe da Editora UFV, professor Derly José Henriques da Silva, recordou o projeto que possibilitou aos cursos, incluindo a Comunicação, lançar livros comemorativos – e também enalteceu que o diretor do CCH, professor Odemir Baeta, foi um grande entusiasta deste projeto. O pró-reitor de Ensino, professor João Carlos Pereira da Silva, felicitou o lançamento do livro e lembrou a época em que o curso de Jornalismo, além de outros na área de Ciências Humanas, foi criado na UFV, no início dos anos 2000.

O jornalista Isac Oliveira Godinho, egresso do curso e um dos organizadores do livro, fez uma apresentação sobre a estrutura do livro, dividido em sessões relativas ao período de implantação e primeiros anos; a avanços e transformações (como a inauguração do Departamento de Comunicação Social; e às perspectivas para o futuro. Após a apresentação, o jornalista Ulisses Vasconcellos leu trechos do seu texto, “Viçosa viçosa”, que fecha o livro. Para além das vivências no curso, este texto fala sobre as lembranças de ser um estudante em Viçosa.

A impressão do livro foi custeada pelo CCH e os trâmites para publicação contaram com o apoio da Editora / Divisão Gráfica da UFV.

Para conferir o livro completo ou fazer o download, acesse este link.

O evento de lançamento também foi transmitido online.: https://www.youtube.com/watch?v=xtTG8YbEzaM

Fotos: Isabella Andrade, Natália Lana, Sandro Pereira Filho e arquivos pessoais

Sobre “Entrelaçar Memórias”

O livro é parte das comemorações pelas duas décadas do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, cuja primeira turma entrou em 2001 na Universidade. O processo de construção de “Entrelaçar Memórias” foi coletivo: ex-alunos, estudantes, servidores e professores (inclusive os que já não estão no curso) receberam convite para escrever textos sobre suas experiências na Comunicação da UFV. Trinta e dois foram recebidos e compõem a obra, assim como as fotos ilustrativas.

Entre os autores, estão os atuais alunos: Abraão Filipe, Aline Brites, Caio Parreira, Lucas Zini e Jamília Lopes. Dos ex-alunos, assinam textos: Adriana Damasceno, Agnaldo Montesso, Cristiano Sávio Mariano, Danilo Macedo, Diogo Rodrigues (atualmente técnico do DCM), Gisele Nishiyama, Gustavo Pires, Ianka Silva, Isac Godinho, João Luís Júnior, Jonathan Fagundes (atualmente docente do curso), Maria Gabriela Matos, Mariella Oliveira, Mateus Lima (atualmente técnico do DCM) Matheus Espíndola, Maurício João Filho, Oswaldo Botrel, Rafael Martins, Raíra Saloméa, Thiago Coelho e Ulisses Vasconcellos. Contribuíram também as servidoras léa medeiros (jornalista da ufv e ex-docente do curso) e Vera Daian; e os Professores Edilson Pereira, Ernane Rabelo, Kátia Fraga e Mariana Bretas.

Histórico do curso

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou, em reunião realizada em 12 de julho de 2000, o curso de Comunicação Social na UFV – o que está registrado na Ata 360/2000. Além dessa, também foi aprovada, na ocasião, a criação dos cursos de Bioquímica, Engenharia Elétrica, Geografia e História, para início em 2001. E o curso de Dança foi aprovado com previsão de início para 2002.

Com a criação do Departamento de Comunicação Social, em 2009, o curso desmembra-se do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) e passa a se vincular ao primeiro. Desde 2004, ano em que o curso teve seus primeiros egressos, cerca de 550 jornalistas formaram-se.