Comunicação Social – Jornalismo da UFV obtém conceito máximo no Enade

Cursos de Jornalismo de todo o Brasil foram avaliados na edição mais recente do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2022). E, entre os quase 300 avaliados, o curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV foi um dos que obtiveram o conceito máximo, 5. Este resultado foi possível devido ao empenho dos estudantes concluintes, pois, com boas notas individuais, elevaram a pontuação geral ao patamar mais alto.

As provas do Enade foram aplicadas em 27/11/2022, em todo o País. Os estudantes responderam 40 questões sobre formação geral e de conhecimentos específicos ao curso. E, previamente, também responderam um questionário socioeconômico online para o Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, o Exame buscou avaliar não somente o desenvolvimento de habilidades e rendimento dos concluintes dos cursos sobre conteúdos programáticos das diretrizes curriculares, como também o nível de atualização relacionado à realidade brasileira e mundial.

O Enade integra a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional – interna e externa. O Exame é aplicado anualmente, de modo que cada curso é avaliado a cada três anos.

Dos 10 cursos de graduação da UFV avaliados neste ciclo, seis do campus Viçosa obtiveram o conceito máximo: Administração, Direito, Ciências Contábeis, Jornalismo, Secretariado Executivo e Serviço Social.