Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social
Tel: (31) 3612-3200, 3612-3201
Edifício Fábio Ribeiro Gomes, 2° andar | Campus UFV
Viçosa – MG – CEP: 36570-000
E-mail: dcm@ufv.br

Informativo

Curso apresenta três podcasts produzidos em disciplina de Radiojornalismo

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresenta três podcasts produzidos por estudantes na disciplina Laboratório de Radiojornalismo. Os episódios serão veiculados na Rádio Universitária 100,7 FM entre terça e quinta-feira desta semana (de 21 até 23/12), sempre às 12h.

Os podcasts também podem ser ouvidos pelo Spotify, na recém-criada página do Curso de Jornalismo da UFV. O link pode ser acessado via linktr.ee/comufv a partir de terça-feira (21).

Na Rádio Universitária, a veiculação começa com o episódio do podcast “Rádio Revolucionária”, nesta terça, dia 21, às 12h, com uma reflexão voltada para o filme Marighella. O episódio Entre Rezas e Folhas, a importância das plantas medicinais na saúde, do podcast “Naturalidades”vai ao ar na quarta, dia 22, também às 12h. Já o podcast “Os Mochileiros”, que aborda várias formas de celebração do Ano Novo no mundo, tem veiculação na quinta (23), no mesmo horário.

A emissora fará a reapresentação na semana do Ano Novo (de terça, dia 28, até quinta, 30, também às 12h). A Rádio Universitária 100,7 FM pode ser ouvida também pela internet (http://fratevi.org.br/paginas/radioPlayer.php).

Os podcasts foram produzidos por estudantes do curso como atividade final da disciplina Laboratório de Radiojornalismo, coordenada pela professora Kátia Fraga. A produção contou com apoio do monitor Gabriel Máximo e do técnico Leandro Vieira. Confira a sinopse dos podcasts e o nome dos integrantes de cada grupo responsável pelos episódios pela ordem de apresentação na Rádio Universitária 100,7 FM.

Sinopse do podcast “Rádio Revolucionária”

O Podcast Rádio Revolucionária é dedicado a temas políticos e culturais brasileiros que suscitam interesse público, especialmente aqueles provocativos. O objetivo principal é levar informações para que mais pessoas possam refletir sobre o assunto, formando suas próprias opiniões e conclusões. Tudo isso com caráter jornalístico, escutando todos os lados.

No primeiro episódio, a reflexão está voltada para o filme Marighella, pensando nas indagações acerca da complicação de seu lançamento no Brasil e os motivos que levaram ao atraso da estreia. Conversamos com profissionais da área cinematográfica para entender o processo e a visão deles sobre o posicionamento da Ancine e da produtora 02 Filmes.

Equipe de produção: Breno Guimarães, Emely Del Piasso, Laísa Menezes, Pedro Lopes e Thaís Poubel.

Sinopse do podcast “Naturalidades”

Se você olhar para a natureza, em algum momento perceberá que tudo é renovado constantemente. Tudo o que se vê hoje, amanhã não será igual. Há a mudança de estações, alternância de cores da fauna e flora, seres vivos iniciando ou encerrando ciclos. Assim como a natureza, que está sempre em constante movimento com inovações dia após dia, o Podcast Naturalidades tem como proposta trazer o “diferente”, ou como o próprio slogan diz, “o podcast que te mostra outra visão de mundo”, falar sobre temas que são pouco valorizados na sociedade. Com narrativa simples e descontraída, o podcast vai trazer várias discussões, dentre elas, as plantas medicinais, florais de bach, meditação, uso de cristais e outros tópicos holísticos.

O primeiro episódio é “Entre Rezas e Folhas, a importância das plantas medicinais na saúde” e conta com relatos da Dra. Úrsula Catharino, médica natural que trabalha com acupuntura, da benzedeira Mãe Du e também da representante do Grupo Entre Folhas da Universidade Federal de Viçosa, Fernanda Andrade. E aí, ficou curioso? Pegue seu chazinho e venha com a gente entender um pouco mais sobre esse assunto!

Equipe de produção: Alice Ruschel, Ana Caroline de Souza, Laura Fernandes, Kedma Muniz e Thaís Brunelli

Sinopse do podcast “Os Mochileiros”

Os mochileiros é um podcast seriado com a intenção de te fazer viajar sem sair de casa. Pular 7 ondas no mar e usar calcinha amarela para trazer prosperidade são alguns dos costumes presentes na virada de ano brasileira. Mas não é o que acontece em outros países. O primeiro episódio de Os mochileiros, “Fim de ano – rituais de passagem”, vai te levar para as comemorações de final de ano ao redor do mundo, falando sobre alguns dos costumes mais curiosos e tradicionais que existem nessa época.

Equipe de produção: Caio Parreira, Isabelle Braconnot, Luiz Gustavo Barbosa, Mariana Ribeiro e Noemi Silva.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados