Curso de Comunicação Social – Jornalismo desenvolve cartilha para os calouros

O ingresso na Universidade é um período de muitas novidades, recebimento de informações de variadas fontes. Para auxiliar os calouros a assimilarem essas novidades, o Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV preparou uma cartilha online, apresentando dados importantes sobre a vida acadêmica aos alunos da turma 2021.

Nesta cartilha constam textos sobre o curso, o Departamento de Comunicação Social (DCM), o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), movimento estudantil na UFV (Centro Acadêmico e Diretório Central dos Estudantes), Associação Atlética Acadêmica de Humanas (AAAH), empresa júnior Intermídia e espaços do DCM, como o Museu de Comunicação.

Também são apresentadas informações sobre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária; assistência estudantil; políticas inclusivas da UFV; e o Período Especial Remoto. A cartilha mostra ainda sites da UFV que apoiam o(a) calouro(a) com informações essenciais ao início da graduação; e os sites e mídias sociais do DCM.

“Este material foi produzido com muito carinho como parte da programação de Acolhimento e Integração dos estudantes de Jornalismo”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Kátia Fraga. “Inclusive a cartilha foi idealizada por estudantes, engajados em auxiliar os ingressantes”.

A organização do material foi das estudantes Iasmim Lamounier e Izadora Arruda; com os técnicos Diogo Rodrigues (também diagramador) e Mateus Lima; e os docentes Kátia Fraga, Mariana Procópio e Ricardo Duarte. Colaboraram com o texto os estudantes Lucas Zini e Nara Rozado, a técnica administrativa Priscila Oliveira e o professor Ernane Rabelo. A arte da capa foi feita pelo estudante Matheus Garcia.

A apresentação e compartilhamento da cartilha ocorreram durante as atividades de integração de estudantes do curso, entre 16 e 23 de julho. Ela está disponível em: https://issuu.com/comufv/docs/cartilha_2021.