Curso de Jornalismo completa 20 anos e realiza eventos on-line

Passaram-se pouco mais de 20 anos desde a criação da graduação de Comunicação Social – Jornalismo da UFV. A aprovação do curso ocorreu em julho de 2000 e, já no primeiro período letivo de 2001, a primeira turma ingressava. Para celebrar estes eventos, a Coordenação do Curso preparou uma programação alusiva a essas duas décadas. As atividades irão de 8 a 12 de fevereiro, sendo todas remotas e transmitidas abertamente pelo YouTube do curso de Jornalismo da UFV.

A 16ª Semana de Comunicação, realizada pelo Centro Acadêmico Rodolfo Walsh (CaJor), fará parte das comemorações dos 20 anos. Com o tema “Comunicação que integra”, a programação contempla as novas agendas no jornalismo e a busca por mais representatividade da realidade social brasileira na mídia.

A integração também está no cerne do evento, cuja comissão organizadora contou com participação de estudantes, ex-alunos, professores e técnicos. O Curso de Jornalismo contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social, CaJor e Intermídia – Empresa Júnior de Comunicação Social na organização.

Histórico do curso

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou, em reunião realizada em 12 de julho de 2000, o curso de Comunicação Social na UFV – o que está registrado na Ata 360/2000. Além dessa, também foi aprovada, na ocasião, a criação dos cursos de Bioquímica, Engenharia Elétrica, Geografia e História, para início em 2001. E o curso de Dança foi aprovado com previsão de início para 2002.

Com a criação do Departamento de Comunicação Social, em 2009, o curso desmembra-se do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) e passa a se vincular ao primeiro. Desde 2004, ano em que o curso teve seus primeiros egressos, 534 jornalistas formaram-se.

Programação

A abertura será no dia 8, às 16h. Contará com a presença do professor, pesquisador e jornalista José Antônio Martinuzzo (UFES), que fará uma conferência sobre os desafios e relevância do Jornalismo na contemporaneidade. Também será lançado o e-book “Entrelaçando memórias: vivências de 20 anos da COM”, constituído por histórias vividas na graduação, enviadas por ex-alunos, estudantes, docentes, técnicos e por pessoas que contribuíram com o curso e enviaram espontaneamente seus relatos.

No dia seguinte (9), a partir das 10h, a professora Mariana Bretas apresentará os propósitos e resultados do projeto de extensão “LivroAr”. Às 14h, os convidados Carlos D’Andrea (UFMG), Márcia Maria Cruz (professora e jornalista do Estado de Minas) e Samira Calais (escritora e jornalista, ex-aluna do curso) participam da mesa-redonda “Integrando possibilidades – O futuro que nos espera: novas mídias, adoecimento, cansaço e cuidado”. Esta palestra é organizada pelo CaJor.

Um debate sobre jornalismo humanizado, narrativas de vida e construção de livro-reportagem será feito no dia 10, às 10h, no lançamento do livro “Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil”, produzido pelo jornalista e ex-aluno Daniel Mansur Reis. Participam as docentes do curso da UFV Kátia Fraga e Mariana Procópio, junto com o professor e pesquisador Timóteo Camargo (UFRR).

À tarde, às 16h, vários ex-alunos compartilharão suas experiências sobre a participação na Expocom, exposição na qual graduandos ou recém-formados enviam trabalhos de conclusão de curso, extensão, iniciação científica ou produções em comunicação feitas nas disciplinas. Foram convidados os jornalistas Ana Paula Nunes Menicucci, Marcela Corcino e Robson Filho, egressos do curso.

Na quinta-feira, a partir das 9h, haverá um debate sobre a relação entre ciência e jornalismo, com a jornalista Lea Medeiros, da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV e membro da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).

O encerramento será na sexta-feira (12), com apresentação do projeto “Inumeráveis UFV”, às 16h. Nacionalmente, o projeto constitui-se por um memorial online dedicado à história das vítimas da Covid-19 no país. As biografias são escritas por voluntários e o projeto, na UFV, conta com 28 participantes (alunos de Jornalismo e Medicina, um jornalista convidado e um técnico do DCM), coordenados pela professora Kátia Fraga. O encerramento contará com a presença de dois idealizadores do memorial nacional: o publicitário Rogério Zé e a jornalista e escritora Giovana Madalosso.