Curso de Jornalismo da UFV conquista dois prêmios na Expocom Sudeste

Dois trabalhos de estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foram premiados na mostra Expocom Sudeste 2020. O anúncio foi feito na última sexta-feira (16). A mostra integrou o Encontro Inter-regiões Intercom e constituiu-se de trabalhos resultantes de atividades acadêmicas realizadas em 2019. Participaram da Expocom universidades públicas e privadas, de toda a Região Sudeste, que inscreveram trabalhos nas categorias e modalidades do evento.

Os premiados da UFV foram: o livro-reportagem Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil, de Daniel Reis (categoria Jornalismo); e o programa laboratorial de áudio (In)visibilidade do futebol feminino na história e na mídia, da equipe Julia Camim (aluna líder), Alícia Pinheiro, Keryon Faria e Lara Bernardes (categoria Rádio, TV e Internet).

daniel-reis-expocom2020Daniel Reis sinaliza a emoção da conquista do prêmio: “No ano passado, eu participei em outra categoria com uma reportagem sobre o mesmo tema, mas ‘bati na trave’. Então, depois de um ano, voltar a participar da Expocom Sudeste com uma produção mais madura e profunda, e conquistar o prêmio, é muito gratificante. E esse prêmio também fecha o meu ciclo no curso de Jornalismo da UFV, já que o livro foi o meu trabalho de conclusão de curso (TCC). Nada mais justo do que agradecer aos professores, servidores e colegas por tudo que aprendi nesses quatro anos. Especialmente, à minha orientadora, Kátia Fraga, e ao meu coorientador, Diogo Rodrigues.”

julia-equipe-expocom2020Julia Camim, aluna líder do Programa Laboratorial em Áudio, destacou o sentimento da equipe: “Estamos extremamente felizes com a premiação do nosso trabalho. Principalmente porque esse prêmio não é só sobre nós. Ele é sobre as mulheres e não só as jogadoras de futebol. Ele é sobre as jornalistas, as estudantes, as professoras, todas as mulheres que já tiveram suas habilidades questionadas. O nosso programa é sobre resistência e coragem. Assim como o futebol feminino resistiu e resiste até hoje, nós também resistimos e buscamos superar a inferiorização no meio acadêmico para levar ao público um trabalho de utilidade pública e mostrar que nós existimos enquanto futuras jornalistas para mostrar o que é abafado o tempo todo. Poder representar essa luta na Expocom é de uma honra imensurável, mas, maior ainda é a honra de levar a voz das outras mulheres que fizeram parte desse programa junto com a gente. Estamos gratas, orgulhosas e juntas.”

Para a professora Kátia Fraga, orientadora dos dois trabalhos e coordenadora do curso, a premiação “é motivo de muito orgulho e uma forma de reconhecimento das produções dos trabalhos acadêmicos realizados em disciplinas, projetos e TCCs”. E reforça: “Esses dois prêmios são significativos e representam a qualidade dos trabalhos produzidos pelos nossos estudantes. Parabéns para os autores dos trabalhos vencedores e para todas as equipes dos trabalhos finalistas, também vitoriosos por chegarem à final, concorrida com diversas universidades públicas e privadas de toda a Região Sudeste. É uma alegria no coração ver a garra, a competência e o afeto que moveram todos os participantes”.

Tais trabalhos ressaltam a importância que o Jornalismo e a Comunicação Social têm para a construção de uma sociedade mais plural e melhor informada, sobretudo no momento em que essa área sofre com diversos ataques.

Os alunos líderes (responsáveis por cada trabalho) postaram um vídeo de apresentação do projeto em uma sala virtual, aberta para os inscritos no Encontro Inter-regiões Intercom e para o júri. Para cada modalidade/categoria foi montada uma sala, que armazenou os trabalhos finalistas com acesso às publicações – paper, produtos e apresentação, devido ao formato virtual.

Confira os vídeos de apresentação dos trabalhos vencedores:

O anúncio dos vencedores da Região Sudeste foi feito na última sexta-feira (16), no YouTube da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O evento neste ano foi totalmente virtual em função da pandemia do coronavírus. Os troféus serão enviados aos ganhadores, que voltarão a apresentar o trabalho na Expocom Nacional, como parte das atividades do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 1º a 10 de dezembro, também no formato virtual. Terá como tema “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.

Confira os vídeos dos demais trabalhos finalistas do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV na Expocom 2020:

Categoria Jornalismo:

Categoria Cinema e Audiovisual:

• Modalidade Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso). Trabalho: “Canudos Resiste“. Aluno Líder: Maria Gabriela Matos.

Categoria Produção Transdisciplinar:

Categoria Rádio, Tv e Internet:

• Modalidade Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série). Trabalho: “O novo conto da nova Chapeuzinho“. Aluno Líder: Nara Rozado.