Curso de Jornalismo da UFV tem dois aprovados em curso de residência da Rede Gazeta

Um estudante e um ex-aluno do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV foram aprovados no 23º Curso de Residência em Jornalismo da rede A Gazeta. O jornalista Daniel Caixeta Mansur dos Reis e o formando Vinícius Zagoto Gomes irão participar do programa, que vai de setembro a dezembro de 2020. O resultado foi divulgado no dia 18/9.

Daniel e Vinícius farão o curso até dezembro

Para chegar à aprovação, os dois concorreram com outros 363 candidatos e fizeram prova de conhecimentos gerais e língua portuguesa, produziram uma matéria jornalística, após uma coletiva de imprensa, e passaram por entrevista com profissionais da rede. “As perguntas da prova foram muito atuais. Abordaram de lide jornalístico a pontos específicos sobre fake news na pandemia”, descreve Vinícius.

As atividades do curso já começam em 21 de setembro, com uma palestra on-line sobre os desafios do Jornalismo em 2020. Até 16 de outubro, o curso continua com oficinas e aulas remotas sobre produção jornalística. Depois, de 19/10 a 4/12/2020, o programa se dará com imersão presencial nos veículos da Rede Gazeta (TV, rádios, jornal impresso e meios digitais), sediada em Vitória – ES.

Daniel, que se formou no início de 2020, considera esse curso como uma “oportunidade de aprender com profissionais muito experientes, em uma imersão em veículos reconhecidos não só no estado do Espírito Santo, mas nacionalmente. Essa oportunidade é consequência do conhecimento que acumulei durante o curso de Comunicação Social da UFV, então, eu também devo isso aos professores, servidores e colegas do curso”, considera.

Vinícius conta que já vinha se preparando para esse processo seletivo: “Ter contato com o mercado de trabalho antes da formatura e ver como funciona o Jornalismo, em todas as suas plataformas e dinâmicas, é uma oportunidade incrível. Desde o início do curso, vislumbrava cursar a residência da Gazeta algum dia. Então fui me preparando, cursando inicialmente as disciplinas optativas, pra deixar o último ano da graduação mais livre para tentar. E agora tenho como obrigatório somente o trabalho final, e posso fazer a residência mais tranquilamente”, revela.

Para a professora Kátia Fraga, coordenadora do curso, a aprovação de ambos é um orgulho para todos os servidores: “Sinto enorme alegria, como professora e coordenadora, e acredito que é um sentimento comum a todos do DCM. É muito bom ver os estudantes e ex-alunos já despontando em vários cenários, inclusive nesse curso tão concorrido – e que será de grande aprendizado para os dois. Os caminhos trilhados pelos ex-alunos são um reflexo da qualidade que o curso oferece”, conclui.