DCM celebra 10 anos com eventos especiais

DCM 10 anos

Estudantes do curso de Jornalismo, técnico-administrativos e professores do DCM reúnem-se em foto comemorativa

Em 2019, o Departamento de Comunicação Social (DCM) da UFV completa 10 anos de existência. Para celebrar essa década de desafios, conquistas e memórias, foi organizada uma programação especial, que envolverá estudantes, técnico-administrativos, professores e convidados.

Esta cerimônia ocorrerá durante a abertura da XV Semana Acadêmica de Comunicação Social (SECOM), evento integrante das comemorações do DCM. Em 2019, a SECOM irá acontecer de 6 a 8 de novembro, com palestras e oficinas no prédio da CEAD/UFV, sob a organização do Centro Acadêmico Rodolfo Walsh, em parceria com o DCM e com o Curso de Comunicação Social /Jornalismo, além do apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Intermídia – Empresa Júnior de Comunicação Social.

Também integrando a comemoração dos dez anos do DCM, a Intermídia realizou nos dias 22 e 23 de outubro o evento “Vertentes do Jornalismo”, trazendo renomados jornalistas para Viçosa, para compartilharem diferentes visões sobre as áreas da profissão.

Outras duas iniciativas são uma edição especial do Jornal OutrOlhar, que deverá circular no início de 2020, e um suplemento na última edição de 2019; e uma exposição no Museu da Comunicação, cujos detalhes estão sendo definidos. Ambos terão como foco a primeira década do Departamento de Comunicação Social da UFV.

Histórico

O DCM foi criado em 14 de outubro de 2009 sob a Resolução 18/2009, do Conselho Universitário da UFV, após processo de desmembramento dos Cursos de Geografia, História, Dança e Comunicação Social/Jornalismo, que estavam alocados no Departamento de Artes e Humanidades (DAH).

Desde sua criação, o DCM conta com 9 docentes e atualmente possui 9 servidores técnicos e quase 170 alunos matriculados no curso de Comunicação Social/Jornalismo. Nestes 10 anos, foram registrados 311 eventos, 57 projetos de pesquisa e 47 projetos de extensão, realizados ou em andamento, pelo corpo docente, técnico e discente do Departamento.