DCM oferece aulas abertas sobre marketing digital – inscreva-se

Palestras abordarão influenciadores digitais e estratégias de visibilidade no Google, respectivamente, nos dias 9 e 23

Duas aulas abertas relacionadas ao tema Marketing em Contextos Digitais serão oferecidas pelo Departamento de Comunicação Social (DCM) durante o mês de novembro. Para participar, é preciso preencher anteriormente um formulário online (links nas informações), pois as vagas são limitadas.

No dia 9, será realizada a palestra “Influenciadores digitais: da criação de conteúdo à publicidade de experiência”, às 8h, com a palestrante Maria Clara Monteiro. No dia 23, o tema da aula será “SEO e Comunicação Corporativa, estratégias para alcançar visibilidade no Google”. Essa palestra será com Viviane Breyer, também às 8h. As palestrantes participarão de forma remota.

Essas aulas são oferecidas por meio da disciplina Comunicação Estratégica e Marketing em Contextos Digitais e do Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações (Pólen), coordenados, respectivamente, pela professora Isaura Mourão e Rennan Mafra.

Sobre as palestras

Influenciadores digitais: da criação de conteúdo à publicidade de experiência

• Palestrante: Maria Clara Monteiro*
  • Dia/Horário: 09/11, das 8h às 9h
  • Local: Auditório do Prédio das Licenciaturas (PLI)
  • Inscrições: até 8/11, em https://forms.gle/DdWvToDRPs5fozqq5

Maria Clara Monteiro é doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É publicitária e UX designer. É autora do livro “Crianças e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers” (Editora Appris, 2020) e coautora da obra “Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais” (EDUFBA, 2021). Pesquisa sobre experiência do usuário (UX), influenciadores, publicidade, infância e mídias sociais. É cofundadora da Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências.

SEO e Comunicação Corporativa, estratégias para alcançar visibilidade no Google

• Palestrante: Viviane Breyer*
  • Dia/Horário: 23/11, das 8h às 9h40
  • Local: Auditório do IPPDS (acima dos Departamentos de Geografia e História)
  • Inscrições: até 22/11, em https://forms.gle/JnWCaZWJY9UZNpJD7

Viviane Breyer é Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jornalista e Relações Públicas. Profissional com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa. Atualmente, é Gerente de Reputação de Marca e Comunicação Corporativa no Grupo SBF. Anteriormente, atuava como Consultora Sênior de Comunicação e Relações Institucionais na Nexa Resources. Além disso, foi executiva de Comunicação e Relações Institucionais por uma década na Gerdau. Foi professora da ESPM dos cursos de Graduação em Jornalismo e Administração de Empresas e da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa e da Especialização em Marketing da Faculdade de Tecnologia Senac. Ainda, atuou como empreendedora, assessora de imprensa na In Press Porter Novelli, relações públicas no Exército e repórter na RBS TV.