Duas estudantes de Jornalismo foram aprovadas em curso de Residência da Gazeta (ES)

Duas formandas do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, Isabelle de Oliveira e Laísa Rodrigues de Menezes, foram aprovadas no 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. O resultado foi divulgado no dia 31 de agosto e a aula inaugural já ocorre no dia 5 de setembro. O programa terá duração de três meses e abrange uma turma de 10 aprovados.

Nestes meses, as estudantes farão uma imersão nos veículos da Rede Gazeta, produzindo conteúdo para diferentes formatos jornalísticos. O curso conta ainda com atividades práticas de língua portuguesa e redação, produção de conteúdo para redes sociais, estudo de diretrizes editoriais e atividades sobre inovação, empreendedorismo e criação de oportunidades no jornalismo.

Para a aprovação, elas concorreram com outros 185 candidatos e classificaram-se nas etapas de prova (Jornalismo, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais), redação e entrevista.

Ambas declaram ter se preparado bastante para o processo seletivo: “Durante a graduação, vi vários veteranos passando por este curso e colhendo experiências incríveis: foram relatos que me motivaram, cada vez mais, a tentar. E, nas fases do processo seletivo, fui fazendo um verdadeiro resgate de todo o aprendizado que já tive na graduação”, conta Isabelle. “Esta edição do curso vai abordar a valorização das comunidades capixabas. Então, não vejo a hora de poder conhecer o Espírito Santo a fundo e, além disso, poder viver e contar muitas histórias por lá!”, complementa a estudante.

Laísa, por outro lado, já conhece a rede (e o estado) há anos: “Sou do interior do Espírito Santo, por isso conheço a Rede Gazeta há bastante tempo. E desde que entrei no curso de Jornalismo, essa Residência era um objetivo. A minha expectativa é poder colocar em prática todo o aprendizado do curso, além de aprimorar este aprendizado. E sentir na pele o dia a dia de uma redação, principalmente de uma rede tradicional (de 65 anos) e afiliada à Rede Globo. É com muita felicidade que iremos, a Isabelle e eu, representarmos o curso”, afirma.

A coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo, professora Laene Mucci, destaca que “Esta aprovação é uma etapa que enaltece a trajetória da Isabelle e da Laísa na graduação. Além disso, tivemos outros estudantes entre os finalistas deste processo seletivo. Isso nos enche de orgulho e comprova a qualidade da graduação em Comunicação Social – Jornalismo da UFV”.