Enade: confira a lista de estudantes que irão realizar o Exame e o cronograma

Neste ano, 43 estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da UFV deverão realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 25 de novembro. O Enade é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), um conjunto de instrumentos para conhecer a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior do Brasil.

Dentro desse conjunto, o Enade avalia: o desempenho dos alunos relacionado aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de suas competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização sobre a realidade brasileira e mundial.

Devem fazer o Enade aqueles estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2019, ou que tenham cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso. O Exame é, inclusive, um componente curricular obrigatório: no histórico escolar do estudante, fica registrada a situação de regularidade com relação ao Enade.

O Enade é constituído por uma prova de avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante, que deve ser respondido no Sistema de Cadastro do Estudante.

• 14 de agosto a 21 de novembro – Cadastro dos Estudantes Concluintes
  • 14 de agosto a 3 de setembro – Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico
  • 3 de setembro a 21 de novembro – Preenchimento do Questionário do Estudante
  • 4 a 10 de setembro – Solicitação de Atendimento por Nome Social / Indicação do curso pelo Estudante de Dupla Graduação