Enade, Guia Quero/Estadão e Ranking da Folha avaliam positivamente curso de Jornalismo da UFV

Nessa semana, foram divulgados os resultados de importantes instrumentos avaliativos da qualidade de cursos superiores brasileiros: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, instrumento avaliativo do MEC); o Guia Quero/Estadão de Faculdades; e o Ranking Universitário Folha (RUF). Os três destacaram pontos positivos do curso de Comunicação Social da UFV.

Os alunos concluintes realizaram as provas do Enade no ano passado e fizeram com que o curso de Jornalismo alcançasse o conceito faixa 4 (muito bom). O conceito máximo é 5. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O curso também obteve quatro estrelas, de cinco possíveis, na avaliação Guia da Faculdade, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Essa avaliação baseou-se em dados enviados pelas instituições, fornecidos no final de 2018. Quem avalia é uma equipe de mais de 6 mil professores do ensino superior brasileiro, que atribui notas para a qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Outro resultado divulgado recentemente foi o do Ranking Universitário Folha, no qual o curso de Jornalismo da UFV destacou-se nos quesitos relativos à qualidade de ensino. A dedicação exclusiva do corpo docente e sua qualificação, uma pesquisa de opinião entre professores do país e a nota obtida pelos estudantes nas edições passadas do Enade foram determinantes para o bom desempenho do curso da UFV neste quesito.

Para a coordenadora do curso, professora Kátia Fraga, os resultados refletem evolução com qualidade: “Apesar dos desafios enfrentados em termos financeiros e de infraestrutura, o curso permanece com bons índices. Isso reflete a qualidade do ensino e das atividades de pesquisa e extensão promovidas, mas também do corpo estudantil e técnico-administrativo”.