Encontro inter-regiões Intercom começa nesta quinta-feira

Evento virtual segue até 30 de outubro, com mesas temáticas, Fórum Ensicom e festas de premiação Expocom 2020

Nesta quinta-feira, dia 1º, será dada a largada do Encontro Inter-regiões Intercom, evento virtual que a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realiza ao longo de todo o mês de outubro. A partir das 19h30, todos os participantes inscritos poderão acompanhar a mesa inaugural, em que o jornalista Leonardo Sakamoto (Uol/Repórter Brasil) e a publicitária Christina Carvalho Pinto (Hollun) falarão sobre o tema central da Intercom em 2020, “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.

A programação do Encontro Inter-regiões Intercom terá a seguinte estrutura: mesa-redonda ou palestra às quintas-feiras, cujo link será enviado na véspera por e-mail a todos os inscritos no evento; e festa de premiação regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) às sextas-feiras, com transmissão ao vivo aberta ao público no YouTube da Intercom. Todos os itens da programação estão marcados para começar às 19h30.

Além da mesa inaugural no dia 1º de outubro, os participantes inscritos poderão acompanhar com exclusividade o Fórum Ensicom, que reunirá no dia 8 os professores Eduardo Meditsch (UFSC), Juliana Petermann (UFSM) e Margarida Kunsch (USP). No dia 15, a mesa-redonda “Distopias cognitivas: o monopólio do discurso” terá a participação dos pesquisadores Antônio Fausto Neto (Unisinos), Aparecida Luzia Alzira Zuin (Unir), Erick Felinto (UERJ) e Helder Prior (UFMS). Na quinta-feira seguinte, dia 22, os convidados Almires Martins Machado (Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual), Ana Carolina Temer (UFG), Cid Benjamin (ABI), Eneus Trindade (USP) e Marcela Donini (Matinal) estarão na mesa-redonda “Batalhas de significado nas narrativas comunicacionais”. E, no dia 29 de outubro, a jornalista Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo) fará a palestra de encerramento.

Vale ressaltar que a mesa inaugural, o Fórum Ensicom, as duas mesas-redondas e a palestra de encerramento serão transmitidas com exclusividade para quem se inscreveu no Encontro Inter-regiões Intercom, que receberá os respectivos links um dia antes de cada evento no e-mail informado na inscrição.

Expocom: compartilhamento nas redes sociais
Já as festas dos prêmios regionais Expocom 2020 serão transmitidas ao vivo para o público geral (inscrito ou não no Encontro Inter-regiões). “As premiações da Expocom tradicionalmente marcam o encerramento dos congressos regionais da Intercom. Neste ano, devido à pandemia, tivemos de criar uma solução alternativa virtual. Mas queremos manter a emoção dessas festas, que são tão importantes para os estudantes de graduação e para o fomento do ensino de qualidade no campo da Comunicação”, afirma a professora Ariane Carla Pereira Fernandes (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral do Encontro Inter-regiões Intercom.

Assim, os participantes das etapas regionais da Expocom 2020 estão convidados a publicar fotos e vídeos de sua comemoração, marcando os perfis oficiais da Intercom nas redes sociais para compartilhar essa emoção com toda a comunidade das Ciências da Comunicação. No Facebook, basta marcar @intercomcomunicacao nas publicações. Já no Instagram, os Stories que marcarem @intercom_oficial serão incorporados aos Stories em destaque no perfil da Intercom. “Queremos que estudantes de Norte a Sul do Brasil mostrem a alegria de ter seus trabalhos experimentais reconhecidos. Venham comemorar conosco!”, convida a professora Ariane.

As festas da Expocom 2020 farão o anúncio dos vencedores regionais em cada categoria e terão apresentações culturais ao vivo, sempre a partir das 19h30 no YouTube da Intercom. As datas são as seguintes:

• CENTRO-OESTE: 2 de outubro
  • SUL: 9 de outubro
  • SUDESTE: 16 de outubro
  • NORTE: 23 de outubro
  • NORDESTE: 30 de outubro

Exposição de trabalhos em salas virtuais

Embora o ponto alto da Expocom seja a premiação, seu principal objetivo é expor os melhores projetos experimentais realizados nos cursos de Comunicação de todo o Brasil no último ano letivo. Por isso, todos os inscritos no Encontro Inter-regiões poderão conferir os trabalhos finalistas na área reservada on-line. Os trabalhos serão disponibilizados em salas virtuais, sendo que cada região tem uma data para abertura das salas (clique aqui e role a página até CALENDÁRIO EXPOCOM).

A professora Ariane avalia que, neste sentido, a modalidade virtual do evento neste ano é positiva: “Se no formato presencial os congressistas ficavam restritos a uma região e precisavam selecionar as salas da Expocom que visitariam, neste ano será possível conferir todos os trabalhos finalistas, bastando entrar nas salas virtuais enquanto durar o Encontro Inter-regiões”.

Mais informações no Portal Intercom.

* matéria compartilhada do Informativo Intercom.