Estão abertas inscrições de trabalhos para Expocom 2022

A submissão de trabalhos para a Comissão Interna de Avaliação à Expocom (CIA) já pode ser feita: o prazo vai de 11 a 28 de março. Como nos anos anteriores, a CIA realiza uma pré-seleção de trabalhos dos estudantes de Jornalismo da UFV e sugere ajustes e adequações em alguns deles, caso seja necessário. A Expocom Sudeste 2022 ocorrerá de 26 a 28 de maio, na PUC-Minas, em Poços de Caldas – a intenção é que o encontro seja presencial, o que será definido 45 dias antes do evento.

Que trabalhos podem ser enviados?

Caso você tenha produzido em 2021 algum trabalho para disciplina, TCC, projeto experimental, projeto de extensão ou ainda projeto em empresa júnior, pode inscrevê-lo. Cada estudante pode ser inscrito como líder de trabalho em uma modalidade, mas pode ser coautor em outro(s). Converse com o(s) professor(es) orientador(es) e participe!

Para o Prêmio Expocom 2022, serão aceitos como concorrentes os trabalhos produzidos em 2021, sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, e no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas do curso de graduação, exceto para as modalidades de agências juniores e projetos de extensão. Cada docente pode indicar apenas um trabalho em cada modalidade.

Como enviar o trabalho?

Neste ano, a inscrição será  por meio de um formulário on-line, para o qual também será remetido o texto descritivo sobre o produto e o link deste produto no Google Drive.

Pré-seleção de trabalhos

O curso de Comunicação Social – Jornalismo pode indicar trabalhos para as seguintes categorias da Expocom:Jornalismo”, “Cinema e Audiovisual”, “Rádio, TV e Internet” e “Produção Transdisciplinar”. Cada uma delas contém várias modalidades, para as quais o curso pode submeter apenas um trabalho. No edital há uma lista relacionando todas as categorias e suas modalidades.

Por isso, a CIA trabalhará, até 1º de abril, na seleção dos trabalhos, e divulgará os selecionados no dia 4 de abril nas mídias do DCM. Haverá um prazo, até o dia 7, para correções; e no dia 8, será o prazo final para a Coordenação indicar e informar os trabalhos que concorrerão na Expocom 2022. A data limite para que autores e coautores paguem o boleto da taxa de inscrição na Expocom é 11 de abril.

Prêmio Expocom

O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) é destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação – bacharelado ou superior tecnológico – afetos à área da Comunicação. Os trabalhos classificados localmente concorrem na etapa Sudeste; e os escolhidos como o melhor em cada modalidade neste evento, são classificados à Expocom Nacional, realizada no âmbito do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom.

Informações:

Cronograma CIA de ações Expocom 2022

• 11 a 28 de março – Inscrição dos trabalhos de estudantes
  • 29 de março a 1º de abril – Seleção dos trabalhos pela comissão
  • 31 de março – reunião da comissão
  • 4 de abril – divulgação dos resultados dos trabalhos selecionados
  • 4 de abril a 7 de abril – correção dos trabalhos por estudantes
  • 8 de abril – prazo final para coordenação indicar e informar os trabalhos para Intercom
  • 11 de abril Data limite para os classificados pagarem o boleto da taxa de inscrição na Expocom