Estudante de Jornalismo cria série de vídeos sobre moradias estudantis em Viçosa

video-maria-gabriela

Trecho do vídeo sobre os alojamentos da UFV, disponibilizado no YouTube

Decidir onde vai morar é uma das muitas questões enfrentadas por estudantes que chegam à universidade. E há muitas opções: repúblicas, “kitnets”, alojamentos… Para mostrar vantagens, desvantagens e diferenças entre esses tipos de moradias, a estudante de Comunicação Social/Jornalismo Maria Gabriela Matos criou uma série de minidocumentários, que vêm sendo disponibilizados nas redes sociais. O primeiro episódio, já publicado no YouTube, traz depoimentos de dois moradores dos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eles falam sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e sobre o cotidiano na moradia estudantil. Outros dois episódios, em produção, contêm depoimentos de quem decidiu morar sozinho e em república, respectivamente.
Todos os vídeos serão disponibilizados no Canal Hiperatividade, feito pela estudante. Já dá para conferir trailers dos próximos episódios na página do canal no Facebook. Nesta minissérie, Maria Gabriela contou com o apoio dos colegas de curso Ana Luísa Medeiros, Jéssica Silva, João Pedro Mageste e Yan Gabriel, nos processos de cinegrafia e edição.

A motivação para esta série veio da repercussão de um vídeo que Maria Gabriela tinha produzido sobre a UFV, para o canal Hiperatividade, há cerca de três anos. O vídeo recebeu muitos comentários com dúvidas sobre como é morar em Viçosa. “Muitas vezes, vêm pessoas de longe, sem ter noção de como é a cidade, o custo de vida. Algumas desistem de tentar a UFV por medo de não conseguir alojamento e não ter onde morar. A série vem justamente para preparar essas pessoas”, comenta a idealizadora.