Endereço

Universidade Federal de Viçosa

DCM – Departamento de
Comunicação Social

Tel: (31) 3612-7200 / 7201

Prédio Fábio Ribeiro Gomes – 1º e 2º andar
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR

Informativo

Estudantes da COM/UFV apresentam 4 trabalhos na Expocom nacional e trazem dois prêmios

No dia 8 de setembro, foi realizado no DCM um café em homenagem aos estudantes autores de trabalhos apresentados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Essa exposição aconteceu durante o 49º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga (DF), no início de setembro. Estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da UFV levaram quatro trabalhos, já classificados na etapa regional da Expocom; e dois deles foram vencedores nacionalmente: o radiodocumentário “A Voz da Serra” e a ficção em áudio “Frequência dos Mortos”. Além deles, foram apresentados a revista customizada “Nosso Sangue Latino” e o jornal mural “Raízes”.

Durante o café, foram entregues certificados em reconhecimento aos grupos que produziram os trabalhos. A coordenadora do curso, professora Isaura Mourão, lembrou da importância de participar de eventos como o Intercom: “São momentos de encontro com outros estudantes e instituições, que ampliam a vivência, permitem novas experiências, nos quais tanto o estudante quanto o curso ganham visibilidade”, afirmou. Ela também lembrou do apoio da Coordenação do Curso e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) concedido aos estudantes para irem ao evento.

A chefe do DCM, professora Kátia Fraga, enalteceu a homenagem aos estudantes: “Ver o brilho nos olhos dessas pessoas queridas nos momentos de participação na Expocom, me dá mais energia e vibração de entrar na sala de aula com maior paixão ainda”. Ela orientou os dois trabalhos vencedores e elogiou os trabalhos: “Estou imensamente feliz por ter sido orientadora de ‘Frequência dos Mortos’, na disciplina Ficção em Rádio; e do radiodocumentário ‘A Voz da Serra’, realizado como trabalho de conclusão de curso. Nas narrativas, as/os estudantes valorizaram suas histórias de vida e raízes de ancestralidade. Isso é lindo! Fizeram cada etapa de produção com muita sensibilidade, dedicação e uma carga enorme de afeto e criatividade”.

Maria Izabela Ferreira Viana, autora de “A Voz da Serra”, falou sobre como a participação enaltece o curso de Comunicação Social – Jornalismo e a UFV, mas também sobre conhecer outras realidades: “Lá, vemos trabalhos que a gente nem imaginou que existiam, com semelhanças e diferenças aos nossos”.

Sofia Fernandes Monteiro, líder da radionovela “Frequência dos Mortos”, comentou sobre o estímulo que a participação trouxe: “Foi meu primeiro trabalho, e o reconhecimento foi incrível. Dá mais ânimo para continuar fazendo; para viver a vida acadêmica”.

A experiência foi elogiada por Igor de Freitas, líder do trabalho “Nosso Sangue Latino: “Nós, membros do grupo, agregamos nossas referências, foi engrandecedor. Não acreditávamos que o trabalho tivesse tanto potencial, mas conseguimos chegar muito longe com um trabalho desenvolvido durante três meses, numa disciplina que fizemos quando éramos calouros”.

Para Giuliane Santos, líder do trabalho “Raízes – A influência afro-brasileira na música contemporânea”, a participação excedeu as expectativas: “Nunca imaginei que chegaríamos no nacional. A cerimônia de premiação é um momento muito emocionante, que nos marca de uma maneira muito forte.”

Estes quatro trabalhos classificaram-se para a etapa nacional na Expocom Sudeste, realizada em maio no Centro Universitário de Volta Redonda (RJ). Saiba mais sobre eles:

A Voz da Serra

O radiodocumentário foi produzido como trabalho de conclusão de curso pela estudante Maria Izabela Ferreira Viana, sob orientação da professora Kátia Fraga. Venceu a categoria Jornalismo/ modalidade Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio. Maria Izabela hoje é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades (PPGCOM), também vinculado ao DCM. “A Voz da Serra” busca refletir sobre a presença e a resistência de rádios comunitárias em contextos locais diante de lógicas de midiatização homogeneizantes e globalizantes, enfocando o caso da Rádio Muriqui FM, de Araponga (MG).

Frequência dos Mortos

Trabalho vencedor da categoria Rádio, TV e Internet/ Ficção em Áudio e Rádio, o trabalho foi liderado pela graduanda Sofia Fernandes Monteiro e também orientado por Kátia Fraga. O grupo criou uma radionovela inspirada no relato de Célia Dias, avó da estudante Amanda Dutra: segundo ela, havia em sua comunidade uma rádio que falava sozinha à noite, pela qual os mortos se comunicavam. “ A radionovela mostra o poder da atuação e a força da narrativa popular brasileira por meio da tradição da oralidade”, de acordo com relatório enviado à Expocom. Os integrantes do grupo são: Sofia Fernandes Monteiro, Amanda Dutra, Pablo Valente, Kayky Mayron, Camila Rodrigues, João Victor Ribeiro e Rafael França.

Nosso Sangue Latino

Este trabalho foi o vencedor da categoria Produção Transdisciplinar/ Revista customizada. Teve a liderança do estudante Igor de Freitas e orientação do professor Robson Evangelista Filho. Trata-se de uma revista criada para mostrar “a América Latina para além do óbvio, exercer o pensamento crítico e ampliar percepções acerca da complexidade do continente e de seu povo”, segundo relatório enviado à Expocom. A revista foi criada como trabalho para a disciplina COM 232 – Laboratório de Imagem e Produção Gráfica, ministrada pelo professor Robson. Grupo: Igor de Freitas, Júlia Mafia, Maria Balbio, Maria Isabel Teixeira e Mateus Bitarães.

Raízes – A influência afro-brasileira na música contemporânea

Também fruto da disciplina COM 232, o jornal mural “Raízes” conquistou a premiação da categoria Produção Transdisciplinar/ Design de Imprensa. Seu objetivo foi demonstrar o surgimento da música afro-brasileira, sua importância como forma de resistência do movimento antirracista e sua influência nas produções musicais da atualidade. O grupo foi formado por Giuliane Santos (líder), Ariadna Akines, Nayarha Haadhja, Maria Eduarda Souza, Mateus Baroni e Maria Júlia Liberato. O professor Robson Filho também orientou o trabalho.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados