Estudantes de Jornalismo da UFV mantêm blog com reportagens sobre a covid-19 na região

Desde o final de março, Viçosa e região contam com uma nova mídia com informações sobre os desdobramentos locais da covid-19. É o blog Jornal de Viçosa, constituído por reportagens, notícias e entrevistas produzidas por estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da UFV. O espaço, que pode ser acessado pelo endereço http://jornaldevicosa.home.blog, também disponibiliza colunas e releases (textos noticiosos produzidos por outras instituições, como UFV e Prefeitura).

Coordenador do projeto, o professor Ernane Rabelo explica que entre os objetivos estão fornecer atividades para os estudantes interessados em produzir matérias durante o prazo de quarentena, e aprimorar os princípios da profissão. Trata-se de uma experiência extracurricular e voluntária, já que as atividades da Universidade estão suspensas. A principal meta, no entanto, é “ser útil à sociedade neste momento, de maneira que possamos exercer o papel de comunicadores, assim como outras profissões que estão na ‘linha de frente’. A informação é um serviço essencial, principalmente neste momento, e esta é uma forma de contribuir”, afirma o professor.

Solidariedade

O professor Ernane destaca, entre as matérias publicadas, aquelas que apresentam ações de pessoas e empresas que têm se esforçado na doação de alimentos e fabricação de materiais para prevenção contra a covid-19: “É uma forma de o jornalismo ser útil, fazendo uma ponte de comunicação, ampliando vozes. Portanto, o leitor que tenha algo a doar neste momento, ou quem esteja precisando, pode entrar em contato com o jornal. Estamos abertos inclusive a sugestões de pauta”.

Resultados

A equipe é constituída por oito estudantes, de todos os períodos do curso – alguns permaneceram em Viçosa, outros participam de suas cidades de origem, enriquecendo o blog com diferentes relatos de como os municípios estão enfrentando o coronavírus. Dois professores e um jornalista do Departamento de Comunicação Social (DCM) da UFV auxiliam o processo de reportagem, edição e divulgação das matérias.

Os resultados alcançados em quase um mês demonstram que há uma demanda de informações: até agora, o blog conta com 48 mil acessos, de quase 33 mil usuários; foram produzidas e postadas 78 notícias.

Praticamente todo o trabalho de apuração, incluindo as reuniões de pauta, é feito on-line, por meio de reuniões virtuais, trocas de mensagens ou telefonemas. A equipe também mantém perfis nas redes sociais Facebook e Instagram, além de e-mail e telefone/whatsapp para recebimento de pautas e outros contatos.