Estudantes e docentes do DCM apresentam trabalhos no Intercom; professora lança livro durante evento

Congresso em Belo Horizonte terá etapas remota e presencial

O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) começa nesta semana. Será realizado em duas etapas: de 29 a 31 de agosto, remotamente; e de 5 a 8 de setembro, presencialmente, na PUC Minas, em Belo Horizonte (Campus Coração Eucarístico). Do curso de Comunicação Social – Jornalismo, estudantes tiveram trabalhos aprovados para o Intercom Júnior, orientados pelos professores Ricardo Duarte, Henrique Mazetti e Mariana Procópio. Esta, mais os docentes Isaura Mourão, Kátia Fraga e Rennan Mafra são autores ou coautores de artigos apresentados no congresso, inclusive na fase remota.

Tradicionalmente, os associados da Intercom têm seus livros lançados durante o evento, o que ocorrerá com obra da professora Isaura Mourão. O lançamento do livro “Comunicação Organizacional: saber e prática-discursiva. Uma compreensão inspirada em Michel Foucault” (Editora Appris) será no foyer do Teatro São João Paulo II (PUC Minas – Campus Coração Eucarístico), no dia 7 de setembro, às 18h.

Artigos

Na etapa a distância (cuja participação é restrita aos inscritos no congresso, com acesso pelo site sistemas.intercom.org.br), haverá apresentação de trabalhos orientados pelos professores Rennan Mafra e Mariana Procópio, ambos docentes do DCM e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

Já na etapa presencial, haverá apresentação de artigos produzidos por professores do DCM nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Já os cinco trabalhos produzidos por estudantes do curso serão apresentados nos dias 5 e 6. A relação de todos os artigos produzidos com a participação de pessoas do DCM está abaixo:

ProgramaçãoArtigoAutor(es)Apresentação
Intercom JúniorJornalismo de interior como conhecimento de uma cidade: Análise das Notícias da Cidade nos principais portais de Viçosa/MGJuliana Dias de Almeida, Ricardo Duarte Gomes da Silva, Stefhany de Carvalho Rosa Barreto06/9 – 8h30 às 12h30 Sessão 05 – Linguagem e formato nos conteúdos jornalísticos Local: PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, Prédio 13, Sala 115
Intercom JúniorMobilizações dos sentimentos hostis na mídia em torno da morte do ator Paulo GustavoIsabelle de Oliveira, Henrique Moreira Mazetti06/9 – 8h30 às 12h30 Sessão 05 – Linguagem e formato nos conteúdos jornalísticos Local: PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, Prédio 13, Sala 115
Intercom JúniorHumor e Política em tempos de pandemia: análise das estratégias utilizadas no Twitter da Prefeitura Municipal de Viçosa/MG durante a Covid-19Stefhany de Carvalho Rosa Barreto; Ricardo Duarte Gomes da Silva; Juliana Dias de Almeida6/9 – 14h às18h Sessão 02 – Comunicação pública e comunicação com o público Local: PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, Prédio 13, Sala 117
Intercom JúniorEntrelinhas: um podcast sobre mulheres no mundo do futebolLara Teixeira Bernardes, Ricardo Duarte Gomes da Silva6/9 – 08h30 às 12h30 Sessão 05 – Jornalismo, Podcasts e Ambientes Digitais Local: PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, Prédio 13, Sala 112
Intercom JúniorDiscussões sobre minorias na política brasileira: análise dos planos de governo dos/das presidenciáveis em 2022Thais Pereira Cal, Mariana Ramalho Procópio5/9 – 10h às 12h30 Sessão 2 – Minorias, democracia e preconceitos Local: PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, Prédio 13, Sala 114
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa remota)Para além do sentido: objetividade e subjetividade sob a perspectiva do jornalismo em quadrinhosJúlio César Rocha Conceição (doutorando UFJF) e Rennan Mafra29 de agosto, às 16h, online. GP Teorias do Jornalismo.
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa remota)Gênero e sexualidade como marcadores sociais da pandemia de covid-19: um panorama das teses e dissertações em ComunicaçãoMaurício João Vieira Filho (doutorando na UFJF e egresso do curso) e Mariana Procópio30 de agosto, das 14h às 18h, online. GP Comunicação, Alteridade e Diversidade.
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa presencial)A Ciência no contemporâneo: o testemunho como recurso de credibilidade à divulgação científica em tempos de pandemiaAmanda Thomaz Monteiro (UFJF) e Rennan Lanna Martins Mafra (UFV)5 de setembro, sessão das 14 às 18h; Prédio 13, Sala 207 (GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio ambiente).
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa presencial)O corpo como estratégia política: análises discursivas de publicações de/sobre Manuela D’Ávila nas eleições de 2018Mariana Procópio (UFV)5 de setembro, sessão das 16h30 às 18h; Prédio 13, Sala 209 (GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades).
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa presencial)Por uma agenda de investigação do podcastingMarcelo Kischinhevsky (UFRJ); Kátia Fraga (UFV); Lara Machado (UFRJ); Victor Bastos (UFRJ)6 de setembro, sessão das 15h45 às 18h; Prédio 13, Sala 204 (GP Rádio e Mídia Sonora).
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa presencial)Comunicação, cultura e disputas de sentidos em processos de mudanças organizacionaisLucas Eduardo Veloso Faria de Souza (PUC/MG), Ivone de Lourdes Oliveira (PUC/MG) e Isaura Mourão Generoso (UFV)6 de setembro, sessão das 14 às 18h; Prédio 4, Sala 202 (GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional).
Intercom – Grupos de Pesquisa (etapa presencial)Comunicação organizacional e ciberdocilidade: relações de poder na sociedade midiatizadaIsaura Mourão Generoso (UFV), Bruno Vinhola (UFRGS) e Nicole Morás (UFRGS)
7 de setembro, sessão das 14 às 18h; Prédio 4, Sala 202 (GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional).

Confira aqui a programação completa do Intercom nacional.