Estudantes e professores de Jornalismo/UFV apresentam trabalhos na Intercom

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV está presente no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que, como no ano passado, é realizado online em 2021. Esta edição vai de 4 a 9 de outubro. Já no primeiro dia, a estudante Júlia Camim apresentou o trabalho “Análise da mobilização do ethos nos discursos midiáticos do Santos Futebol Clube antes, durante e após o caso Robinho”, na sessão “Discurso e consumo na mídia esportiva”, do Intercom Júnior.

No dia 7, às 8 horas, será apresentado o trabalho “Aspectos sobre o renome e notoriedade de um jornalista-celebridade: observando a trajetória de Reginaldo Leme no cenário midiático do automobilismo”, desenvolvido pelo estudante Renoir Oliveira dos Santos, sob orientação do professor Ricardo Duarte Gomes da Silva. Também vinculada à Intercom Júnior, a apresentação será restrita aos inscritos no evento e integra a sessão “Comunicação Especializada”.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e recém-graduados. A professora Kátia Fraga também está envolvida nele, como congressista e coordenadora do Intercom Júnior de Comunicação Audiovisual. Ali, ela tem a parceria do jornalista e professor José Tarcísio Filho (UFRR), ex-aluno do Curso, que atua como vice-coordenador, junto de uma grande equipe de jornalistas e pesquisadores.

Outra frente na qual a professora Kátia participa é o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora. Ela fará a mediação da Sessão 8 – Rádio e Comunidades, ao lado da professora Sônia Pessoa (UFMG) nesta sexta, dia 8, às 8 horas. Em seguida, apresentará o artigo intitulado “O Uso do Rádio entre os Rurais na Zona da Mata Mineira” na sessão 9 – Perspectivas do rádio regional, que começa às 10h40. Este artigo tem a coautoria da professora Ana Louise de Carvalho Fiúza (DER/UFV). As sessões podem ser acompanhadas por meio da transmissão no Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/intercom.radio.

O evento é promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).