Guia da Faculdade Estadão avalia curso de Jornalismo com 4 estrelas

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV obteve o conceito de quatro estrelas (muito bom) na avaliação do Guia da Faculdade, elaborado pela empresa Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O ranking foi divulgado no dia 25, pelo Estadão; e a partir de 26 foi disponibilizado pela internet.

Esse resultado é semelhante ao da edição anterior, na qual o curso de jornalismo também ficou com quatro estrelas, em cinco possíveis. O Guia da Faculdade foi realizado duas vezes, levando em consideração dados institucionais referentes aos anos de 2018 e 2019, respectivamente.

Os dados de cada curso são enviados pela sua respectiva coordenação, responsável por responder a um questionário com perguntas sobre corpo docente, projeto didático-pedagógico e infraestrutura. A avaliação fica a cargo de docentes voluntários. “Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior”, explica a publicação, por meio de nota.

A coordenadora do curso de Jornalismo da UFV, professora Kátia Fraga, considera que a presença no guia é valorosa para o curso: “Participar de rankings exige uma ‘força-tarefa’ interna periódica, na qual professores e técnicos atualizam informações sobre projetos de pesquisa e de extensão, publicações, estrutura física, equipamentos, etc. Ou seja, cada ranking traz uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o que desenvolvemos. E esse resultado reflete o trabalho que vem sendo realizado coletivamente, com muito afeto e dedicação, por docentes, estudantes e técnicos.”

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. Já os cursos avaliados precisam ter ao menos uma turma de alunos já formada e uma em andamento, bem como oferecer titulação de bacharelado ou licenciatura.

Saiba mais: Guia da Faculdade Quero / Estadão