Imprensionados: podcast registra histórias dos 20 anos de histórias do time da COM – ouça

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV estava ainda em seu terceiro ano de existência, em 2003. Havia somente três professores efetivos e o DCM nem existia: o curso era vinculado ao Departamento de Artes e Humanidades, àquela época sediado onde hoje está a sede da Vigilância da UFV (e com os cursos de História e Geografia). Também havia poucos estudantes matriculados, pois até então ocorreram três vestibulares (Enem? Não existia!). A entrada da terceira turma finalmente proporcionou que houvesse estudantes de Jornalismo suficientes interessados para formar um time de futsal para disputar a Copa DCE. Assim, em abril daquele ano, formou-se o time “Imprensionados Boemia Futebol Clube”, que completa 20 anos neste mês.

Muito além dos troféus e das derrotas dentro das quadras, os ex-jogadores acumularam incontáveis histórias. E algumas delas foram reunidas em um podcast para celebrar as duas décadas do time e do seu manto laranja. Os jornalistas Diogo Rodrigues e Mateus Lima, ambos egressos do curso e técnico-administrativos do DCM, colheram depoimentos de ex-alunos e ex-jogadores do Imprensionados e produziram o podcast “Imprensionados – vinte anos de tradição”, disponibilizado no Spotify do curso.

Cada episódio é baseado no depoimento de um ex-jogador. O primeiro traz as memórias da fundação e de alguns dos primeiros atletas, contadas pelo jornalista João Luís da Silva Júnior (COM 2003). Obedecendo à ordem cronológica, os demais episódios/depoimentos são dos jornalistas Marcos Oliveira (COM 2004), Diego Mendes (COM 2008), Frederico Maritan (COM 2010), Gustavo Pires (COM 2013) e Daniel Reis (COM 2016). O lançamento de cada episódio será diário, e o primeiro foi disponibilizado em 11 de abril.