Inscrições para disciplinas do Período Especial Remoto irão de 21 a 29 de agosto

PER terá início no dia 31 ; adesão é facultativa

Devido aos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus, a UFV instituiu o Período Especial Remoto (PER), pelo qual serão oferecidas disciplinas a distância para os cursos de graduação entre 31/8 e 15/12. A matrícula para cursar essas disciplinas será realizada diretamente pelo estudante, via Sapiens, no período de 21 a 29 de agosto. Não é necessária a realização de plano de estudos para este período. O acerto de matrícula, com inserção e exclusão de disciplinas, também será feito diretamente pelo aluno, via Sapiens, de 31/8 a 11/9.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) dividiu o período de matrícula em etapas, considerando diferentes grupos de discentes: estudantes com deficiência; formandos; calouros; demais estudantes da UFV; e estudantes não vinculados e em mobilidade acadêmica. Cada um desses grupos possui dias específicos para a matrícula, de acordo com calendário estabelecido pela PRE. Este calendário está disponível no final da notícia e também neste link.

O DCM vai oferecer disciplinas no PER. A definição dessa lista, assim como das que não deveriam ser ofertadas remotamente, foi decorrente de uma intensa discussão entre os membros do Colegiado do Departamento. Concluiu-se que as disciplinas laboratoriais não deveriam ser ofertadas neste momento, pois a impossibilidade de manuseio dos equipamentos e aplicações, juntamente com dificuldades em orientações práticas remotamente, prejudicariam drasticamente o aprendizado. Da mesma forma, outras disciplinas práticas foram excluídas do PER, pois o Colegiado observou que dependeriam de exercício jornalístico presencial. Nesse sentido, o Colegiado do DCM também defende a modalidade presencial como um princípio essencial para a formação do jornalista. Ao se matricular, o aluno concorda com o plano de ensino da disciplina e se compromete com a realização das atividades e avaliações, bem como com o conhecimento das informações do plano.

A coordenadora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, professora Kátia Fraga, ressalta que os estudantes que precisarem ou desejarem, podem entrar em contato com o seu orientador acadêmico neste período para planejarem ou se aconselharem sobre o plano de estudos e outros aspectos da vida acadêmica – sobretudo os calouros, que podem apresentar mais dúvidas. “Este contato se estende à Secretaria e Coordenação, inclusive aos estudantes que não participarem do PER. Queremos acolhê-los da melhor forma possível, o que inclui não só o suporte acadêmico, mas também ouvi-los, sobretudo neste momento quem tem desafiado a nós todas e todos. Por fim, desejamos que este período seja proveitoso e que juntos, possamos atravessar as atuais adversidades”, ressalta a professora.

A adesão ao PER é facultativa; os alunos que não puderem ou não quiserem cursar disciplinas neste período remoto não serão penalizados. Aqueles que não se matricularem no PER continuarão com o vínculo acadêmico preservado. Todas as disciplinas do PER serão computadas para fins de conclusão do curso; eventuais reprovações não serão consideradas para desligamento, mas sim para o cálculo do Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

Documentos do DCM

Data e horário de matrículas em disciplinas, por grupo

Estudantes com deficiência

• 21/08: 8h às 23h59. Máximo de disciplinas: 2.
  • 29/08: 12h às 19h. Máximo de disciplinas: Até o limite previsto no Regime Didático da UFV.

Formandos

• 26/08: 8h às 12h e 17h às 23h59. Máximo de disciplinas: Até o limite previsto no Regime Didático da UFV.

Calouros

• 26/08: 13h às 23h59. Máximo de disciplinas: 2.
  • 29/08: 8h às 19h Máximo de disciplinas: 4.

Demais estudantes da UFV

• 27/08: 8h às 23h59. Máximo de disciplinas: 2.

Estudantes não vinculados e em mobilidade

• 29/08: 20h às 23h59. Máximo de disciplinas: 3.