Intercom encerra-se hoje (10), com premiação da Expocom – Jornalismo da UFV tem dois finalistas

A cerimônia de encerramento do Intercom 2020 e a premiação da Expocom Nacional acontecem hoje (10), virtualmente, a partir das 19h30 com transmissão pelo Youtube. A coordenação do Congresso conduzirá o evento no Auditório Pelourinho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que realiza o Intercom neste ano.

Dois trabalhos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo venceram as etapas regionais e concorrem à premiação nacional. Um deles é o programa laboratorial de áudio (In)visibilidade do futebol feminino na história e na mídia, da equipe Julia Camim (aluna líder), Alícia Pinheiro, Keryon Faria e Lara Bernardes (categoria Rádio, TV e Internet); outro, é o livro-reportagem Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil, de Daniel Reis (categoria Jornalismo). Ambos foram coordenados pela professora Kátia Fraga.

Julia afirma que a final é “muito significativa para o grupo”, devido ao objetivo do trabalho: “contar a história de mulheres que enfrentam até hoje dificuldades pra ter espaço, seja no esporte, no jornalismo ou na mídia como um todo. Nós tratamos da invisibilidade do futebol feminino, mas sabemos que isso se aplica a muitos outros campos e poder levar essa discussão pra população por meio da rádio, que é tão comum em Viçosa, foi muito especial e representativo. Um grupo de mulheres na final da Expocom, falando sobre mulheres na mídia, sobre objetificação e todos os limites que nos são impostos a vida toda significa muito e também conta sobre o momento que estamos vivendo, é um sinal de que podemos e vamos ocupar todos os espaços e vamos ser ouvidas. Esse trabalho é muito mais para as mulheres que entrevistamos do que pra nós mesmas, porque elas deram vida pra tudo que nós estudamos, elas que contaram como é sonhar em ser uma jogadora profissional, como é difícil ser reconhecida e como elas se sentiram com a Copa de 2019. Nós ouvimos e agora nosso trabalho também é ouvido nesse evento tão importante pra comunicação. Estamos muito felizes em poder viver tudo isso!”

O sentimento é compartilhado por Daniel: “Independentemente do resultado, estou muito feliz em representar a UFV nesta competição nacional. O livro representou o fim do ciclo da graduação, e demonstra que consegui colocar em prática o que aprendi nos quatro anos de universidade – tanto as técnicas jornalísticas quanto o exercício do Jornalismo em prol da sociedade e dos direitos humanos”, declarou.

Expocom nacional