Jornalismo investigativo é tema de palestra nesta segunda, 29 – inscreva-se

O Centro Acadêmico Rodolfo Walsh (Cajor) inicia, a partir desta segunda-feira (29), o evento Debates da Comunicação na Sociedade. A primeira palestra desta programação será nesta data, às 10 horas, no Auditório da Biblioteca Central. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas neste formulário para emissão de certificado.

O jornalista Lucas Ferraz será o palestrante, remotamente. Ele abordará o tema jornalismo investigativo e político, compartilhando com os estudantes sua experiência em veículos nacionais e como correspondente. Ferraz dedicou uma extensa parte de sua carreira elaborando reportagens investigativas ou de reconstituição histórica sobre políticos e atividades políticas, atletas do futebol, e empresas – abordando, por vezes, crimes e violações da lei. Parte dessas reportagens transformou-se em três volumes da coleção “Folha – A República Brasileira”, lançada quando a Proclamação da República completou 130 anos. Seu primeiro livro, “Injustiçados”, foi publicado em 2021 pela Companhia das Letras.

Lucas trabalhou no arquivo do jornal Hoje em Dia e nas redações da TV Band Minas e do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte. A partir de 2007, foi repórter de política em Brasília, primeiro no site Congresso em Foco, depois na Folha de S.Paulo, por nove anos, sendo ainda correspondente em Buenos Aires e repórter em Nova Iorque e São Paulo. Fora do Brasil desde 2018, passou uma temporada na África, onde colaborou na formação de jornalistas em Moçambique e realizou reportagens no sul do continente para as revistas Veja e Piauí. Como correspondente em Roma, colabora com a GloboNews, O Globo, UOL, BBC Brasil e Valor Econômico. Também publicou reportagens na revista italiana L’Espresso.