Jornalismo/UFV tem sete trabalhos finalistas e um vencedor da Expocom Sudeste

De volta de Poços de Caldas após participar do Intercom Sudeste (entre 26 e 28/5), a equipe que representou o curso de Comunicação Social – Jornalismo trouxe a sensação do dever cumprido: afinal, além de ter sete trabalhos finalistas apresentados em várias categorias, um deles foi o vencedor – da categoria Jornalismo e modalidade Reportagem em Áudio – Radiojornalismo.

Isabelle, Aline e Kátia recebem certificado da premiação

O trabalho vencedor foi a reportagem “Que falta faz o toque”, produzida pelas estudantes Isabelle de Oliveira, Aline Caldeira Fonseca Coutinho e Laísa Rodrigues de Menezes, sob orientação da professora Kátia Fraga. Desenvolvida no ano passado durante a disciplina Arte e Comunicação (ministrada pela professora Mariana Bretas), a reportagem foi feita em formato de podcast, em capítulo único.

Ela reúne reflexões a respeito da ausência de contato interpessoal durante a pandemia e depoimentos sobre o que os entrevistados sentiam falta, como os encontros e abraços. Os entrevistados também falaram sobre os medos sentidos durante aquele período. Na introdução, também foi apresentado o poema “Clausura”, de Jansen Viana.

“A reportagem ‘Que falta faz o toque’ é muito mais que uma sonora; é um tributo aos diversos toques perdidos durante a pandemia do Covid-19, e que nunca serão sentidos novamente”, diz a líder do grupo, Isabelle. “Ter narrado as histórias de vida e transmitido relatos tão sentimentais em um Congresso relevante como o Intercom trouxe um pouco de acalento ao nosso coração diante do contexto lamentável vivenciado nos últimos dois anos.”

Grupo de Jornalismo/UFV que foi à Intercom Sudeste

A professora Kátia, também presente no Intercom Sudeste, prestigiou as apresentações e premiação e vibrou junto com as estudantes: “Há um grande esforço na produção desses trabalhos, inclusive durante o contexto da pandemia. Portanto, a seleção e apresentação de todos os sete significa uma grande vitória para as estudantes e, consequentemente, para o curso. Coroa o trabalho de toda uma equipe envolvida desde a produção até a seleção interna.”

Agora, “Que falta faz o toque” irá disputar o Expocom nacional, em setembro, durante o Intercom nacional, na UFPB. Além do reconhecimento, Isabelle já vê outro benefício na conquista da Expocom regional: “Ter ganhado esse prêmio nos estimula a incentivar todos os estudantes a também submeterem seus trabalhos, afinal, são produções incríveis que nascem nos laboratórios e nas salas de aulas do curso (como os demais finalistas que participaram dessa edição).”

Trabalhos do curso de Jornalismo/UFV finalistas na Expocom Sudeste 2022:

Nome do trabalhoCategoriaModalidadeEstudante líder
Astromélias de Marias: Narrativas de Vida de Mulheres BrasileirasJornalismoJO 12 Livro-reportagem (avulso)Jéssica Morgenia da Silva Nascimento
Que falta faz o toqueJornalismoJO 10 Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)Isabelle de Oliveira
Podcast NaturalidadesRádio, TV e InternetRT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série)Ana Caroline de Souza
Inumeráveis UFVProdução TransdisciplinarPT 14 Projetos de extensão (avulso)Aline de Sousa Brites
O desafio do retorno presencialJornalismoJO 09 Reportagem em jornalismo impresso (avulso)Alice Ruschel Mochko
Você não está pronto para a feira, a feira está pronta para você: um documentário antropológico visualCinema e AudiovisualCA 02 Filme de não ficção/documentário/docudrama (avulso)Victoria Barel
Revista AmplieProdução TransdisciplinarPT 11 Produção MultimídiaNara Rozado Liberali Everling