Jornalista formada na UFV é aprovada em programa de Jornalismo Econômico do Estadão

A jornalista Julia Camim, egressa do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, foi aprovada para o 13º Curso Estadão de Jornalismo Econômico. O anúncio foi feito pelo programa na última semana de agosto, e o curso começa no dia 11 de setembro. Trata-se de uma realização do jornal Estadão e da Agência Estado/Broadcast em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

Durante três meses (até 8 de dezembro), os 25 aprovados terão um currículo de economia ministrado por professores da FGV e aulas complementares sobre jornalismo de dados, política, língua portuguesa e inovação em jornalismo. Complementarmente, assistirão palestras e realizarão entrevistas com políticos e executivos. E também produzirão projetos jornalísticos nas redações do Grupo Estado, em contato com os jornalistas da casa.

O processo seletivo foi aberto a estudantes no último semestre de Jornalismo e profissionais recém-formados, caso da Julia, que se graduou em julho deste ano. Para a aprovação, ela passou por várias etapas, sendo a primeira a elaboração de uma pauta sobre critérios ESG (sigla em inglês para Critérios Ambientais, Sociais e de Governança, critérios que as instituições precisam ter em conta para assegurar a sustentabilidade a longo prazo): “Pesquisei sobre o assunto e trouxe a pauta mais para o meu universo, tentando associar a temas com os quais tenho mais intimidade ou que me chamam atenção. Fiz alguns recortes e cheguei à ideia final, que seria uma reportagem capaz de mostrar se o gênero influencia na adequação das instituições aos critérios ESG”, conta. Em seguida, os aprovados na primeira fase passaram por dinâmicas com os demais candidatos e com profissionais do Estadão, “como uma simulação de coletiva de imprensa. Depois, tivemos que escrever uma reportagem individualmente”, diz Julia.

Ela, que é de São Paulo, terá sua primeira experiência como jornalista formada por meio deste curso: “Vejo como uma oportunidade única de vivenciar o jornalismo diário em uma das maiores redações do país, e também como um desafio, por ser um curso em uma área específica. Acredito que vou ampliar muito os meus conhecimentos, não só em economia, mas também em todas as etapas de produção, por causa do ritmo e do contato com grandes jornalistas. Estou muito feliz e é um sonho que se realiza”, declara a jornalista.

A coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, professora Laene Mucci, ressalta que “esta aprovação soma-se a outras recentes em programas de treinamento de grandes grupos da empresa. Demonstra que nossos estudantes e egressos concorrem às vagas em situação de igualdade com os de outras instituições, reforçando, mais uma vez, a qualidade do curso e o empenho que nossos e nossas estudantes têm na graduação”.