Livro impresso sobre os 20 anos do curso de Jornalismo será lançado no dia 10

A solenidade de lançamento do livro “Entrelaçar memórias: vivências de 20 anos da COM” será neste sábado, 10/12, às 9h, no Auditório do Departamento de Letras (Ed. CCH II). Após a cerimônia de lançamento, haverá o sorteio de livros e será servido um café. O evento também será transmitido online pelo YouTube do curso. A versão online da obra será disponibilizada gratuitamente.

Este livro é composto por 32 textos feitos por estudantes, ex-alunos, professores, técnicos administrativos que estão ou passaram pelo curso. Dessa forma, a obra reúne memórias desde a época da implantação do curso de Jornalismo da UFV até os dias atuais; do tempo em que sua sede ficava com outros cursos, no Departamento de Artes e Humanidades – onde hoje está a Vigilância da UFV – até as memórias de 2021, incluindo impactos dos períodos de ensino remoto devido à pandemia de Covid-19.

O livro foi organizado pelos egressos Maurício João Vieira Filho, Ianka Maria Silva Isac Oliveira Godinho; pelos técnicos Diogo Rodrigues e Mateus Lima; e pela professora Kátia Fraga. A impressão do livro foi feita pela Divisão Gráfica Universitária e o design gráfico, feito por Diogo Rodrigues.

Entre os autores, estão os atuais alunos: Abraão Filipe, Aline Brites, Caio Parreira, Lucas Zini e Jamília Lopes. Dos ex-alunos, assinam textos: Adriana Damasceno, Agnaldo Montesso, Cristiano Sávio Mariano, Danilo Macedo, Diogo Rodrigues (atualmente técnico do DCM), Gisele Nishiyama, Gustavo Pires, Ianka Silva, Isac Godinho, João Luís Júnior, Jonathan Fagundes (atualmente docente do curso), Maria Gabriela Matos, Mariella Oliveira, Mateus Lima (atualmente técnico do DCM) Matheus Espíndola, Maurício João Filho, Oswaldo Botrel, Rafael Martins, Raíra Saloméa, Thiago Coelho e Ulisses Vasconcellos. Contribuíram também as servidoras Léa Medeiros (jornalista da UFV e ex-docente do curso) e Vera Daian; e os professores Edilson Pereira, Ernane Rabelo, Kátia Fraga e Mariana Bretas.

A impressão foi custeada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e os trâmites para a publicação das versões impressa e online contaram com o apoio da Editora UFV.