“Nos trilhos da música”: projeto de extensão destaca artistas e espaços musicais de Viçosa

Viçosa é transpassada tanto pela linha férrea, quanto pela música: seus bares, festas, casas de shows e histórias são preenchidos por sons e lembranças de grandes artistas. Conectando a ideia da ferrovia, um dos ícones locais, à pauta musical, nasceu o projeto “Nos trilhos da música”, um espaço de divulgação que reúne depoimentos, atividades, pessoas e locais que movimentaram e movimentam a música na cidade.

Logotipo do projeto

O projeto foi idealizado pouco antes da pandemia, começando a ser desenvolvido ainda em 2020, na disciplina COM 394 – Laboratório de Jornalismo Online. No ano seguinte, um grupo de estudantes, orientados pelo professor Henrique Mazetti, começou a realizar roteiros e entrevistas com pessoas ligadas à promoção do cenário musical na cidade. Neste período (PHT), dentro da mesma disciplina, os integrantes passaram a publicar o conteúdo produzido na página Nos Trilhos da Música, no Instagram.

O planejamento é ampliar não só o número de postagens e entrevistados, mas também os meios de divulgação: “Pretendemos capturar cenas, personagens e narrativas musicais que marcam as maneiras como os viçosenses habitam sua cidade em reportagens multimídia que serão abrigadas em um site em desenvolvimento”, conta o professor Henrique, coordenador.

Entre as personalidades, estão artistas, produtores culturais e fãs. O projeto não se volta para um único estilo, buscando ser eclético e abrangente de acordo com a música criada no município.

Essa iniciativa está vinculada ao projeto de extensão “Mapa Multimídia da Música em Viçosa” (PRJ-112/2021), promovido pelo Departamento de Comunicação Social da UFV.