Nota pública do Departamento de Comunicação Social da UFV

A partir de recentes agressões sofridas por estudantes de Comunicação Social/Jornalismo, no campus universitário e na cidade de Viçosa, o Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) manifesta seu repúdio contra qualquer violência física, verbal, emocional e psicológica, dirigida a quaisquer de seus estudantes, técnico-administrativos e docentes. O DCM, em consonância com instituições às quais se vincula, reforça seus valores de defesa aos princípios legais e constitucionais contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A universidade é espaço da pluralidade, aberto às diferenças e à livre manifestação de pensamento. Por princípio, a comunicação social é um campo acadêmico e profissional que se desenvolve na medida em que uma sociedade amplia suas potencialidades democráticas. Assim, é fundamental, à comunicação social, a liberdade de expressão, nas suas diversas atividades acadêmicas e profissionais. Qualquer ato que incite a diminuição das liberdades individuais e coletivas, e impeça a emergência das mais diversas formas de expressão, torna-se gesto autoritário, que não colabora para o aperfeiçoamento de uma vida plural e multicultural. Em tempos marcados pela proliferação em massa de notícias falsas (fake news), o DCM também repudia qualquer prática jornalística que não se baseie em apuração rigorosa de fatos e expressão igualitária de fontes implicadas em quaisquer fatos sociais marcados por conflitos. O jornalismo deve se pautar por informações qualificadas sobre fatos em geral, para que cidadãos possam se posicionar e argumentar sobre tais conteúdos. Assim, torna-se nítido seu importante papel no ambiente democrático.

Neste momento, o Departamento torna-se ainda mais responsável por colaborar para uma formação profissional consistente, que seja capaz de fortalecer uma prática jornalística justa, austera e responsável, caminho que se torna essencial para a qualificação de uma sociedade democrática. A todas e a todos as/os estudantes que sofreram práticas de abuso e violência, sejam elas de quaisquer naturezas, o DCM expressa sua solidariedade, e se coloca como parceiro de uma luta coletiva, árdua e ampla. Nessa luta, além de apoiar os estudantes na investigação e responsabilização daqueles que praticaram esses atos violentos, o DCM coloca-se como espaço fundamental, no âmbito da UFV, para a reflexão e elaboração de práticas de interação que estimulem o respeito, o diálogo, a não-violência, a liberdade de expressão, a cultura de paz e a (re)existência das diferenças.

Viçosa, 23 de outubro de 2018.
Colegiado do Departamento de Comunicação Social da UFV