Professora Kátia Fraga proferiu palestra na Semana Acadêmica de Cooperativismo da UFV

katia-semana-cooperativismoO Centro Acadêmico do curso de Cooperativismo da UFV promove sua 4ª Semana Acadêmica de 12 a 16 de agosto. No dia 14, a professora Kátia Fraga, do DCM, participou deste evento como palestrante: ela foi uma das integrantes da mesa “Tecnologias de Informação conectando os cenários”, na qual fez um panorama de sua tese de doutorado.

Durante o doutorado, Kátia Fraga produziu a tese “O Rural em Rede: rádio, midiatizacão e ruralidade no cotidiano da Zona da Mata mineira”. Ela buscou analisar as transformações culturais ocorridas nas sociedades rurais causadas pelas práticas comunicacionais, investigando as influências do meio rádio no cotidiano de tais comunidades.

De acordo com os resultados deste trabalho, a população rural mantém o rádio no cotidiano, mas também se conecta às novas potencialidades tecnológicas. Dessa forma, a cultura da oralidade, bastante comum no meio rural, se mantém como especificidade cultural, mas converge com a aderência a modos de vida citadinos, num processo de hibridização cultural.

A IV Semana Acadêmica de Cooperativismo é realizada no Departamento de Economia Rural e trata, neste ano, da temática “Cooperativismo e Atualidades”. O evento busca apresentar para a comunidade acadêmica as discussões mais recentes sobre os diversos temas do cooperativismo.