Programação de Acolhimento e Integração aos estudantes de Jornalismo irá de 2 a 6 de maio

*Atualizada em 29/4/2022, às 14h30.

Com a volta às atividades presenciais, a programação de acolhimento e integração aos estudantes de Jornalismo também terá eventos dessa forma – alguns, no entanto, serão ministrados online. Mesas-redondas, debates e encontros com a Coordenação do Curso, servidores do Departamento de Comunicação Social (DCM) e Centro Acadêmico (Cajor) integram a programação, que irá de 2 a 6 de maio. Parte das atividades será no Auditório da Cead (veja mapa aqui), próximo ao DCM.

A primeira será nesse auditório: na segunda-feira, 2, os calouros se encontrarão com a Coordenação do Curso, chefia do DCM, professores e técnicos administrativos, para uma apresentação geral. O início é às 14h.

A terça-feira, 3, será um dia intenso. Às 10h, ocorre a mesa-redonda “Violência a Jornalistas”, com as profissionais Alessandra Mello (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais) e Marina Dias (Folha de S. Paulo). Essa atividade será via Google Meet, e o link será divulgado posteriormente. A mediação será feita pelo professor Ernane Rabelo.

Às 15h, a empresa júnior Intermídia se apresenta, assim como os seus projetos, aos calouros – encontro na sala PVA 134. E a seguir, às 17h, o Centro Acadêmico de Jornalismo “Rodolfo Walsh” falará aos ingressantes sobre o movimento estudantil, no gramado em frente ao Edifício Fábio Ribeiro Gomes (sede do DCM em reforma) e ao Edifício Arthur Bernardes.

Já à noite, o projeto Cinecom exibirá a animação “O Menino e o Mundo”, às 19h, no gramado das Quatro Pilastras, dentro da programação geral de acolhimento da UFV. O Cinecom é um projeto de extensão do DCM.

Na quarta-feira, 4, as jornalistas Carina Castro Ávila (Globo/SporTV; autora do livro “Touros, tapas e meias pretas”) e Lívia Abreu (comentarista na Elleven Sports/ CBF TV; repórter de portais de notícias esportivas) participam da mesa-redonda redonda “Futebol Feminino nas mídias: limites, avanços e perspectivas”. Essa mesa também terá participação por Google Meet, às 16h.

Na sexta-feira, 6, ocorre outro evento presencial, a palestras com as jornalistas e ex-alunas Camila Fróis e Renata Loures, às 14h, no auditório da Cead. Renata é repórter com ampla experiência em telejornalismo. Atualmente no Jornal da Record, no Rio de Janeiro, acumula passagens pelos programas Domingo Espetacular, inclusive com conteúdos especiais; e Fala Brasil. Também realizou cobertura internacional para a emissora, em Londres. Antes, foi repórter e apresentadora da TV Rio Sul (afiliada da Rede Globo no interior do RJ), repórter na Inter TV (Região dos Lagos e norte fluminense), Record TV Paulista e TV Canção Nova. Fez pós-graduação em Televisão, Cinema e Mídias Digitais na UFJF.

Camila Fróis é coordenadora de comunicação do projeto Rede Artesol, que mapeia o setor de artesanato e arte popular do Brasil. Tem experiência em gestão de processos de comunicação institucional e produção de conteúdo editorial, com ênfase em cultura, meio ambiente, desenvolvimento social e divulgação científica. Já colaborou com veículos como revistas Gali Galileu, Globo Rural, TAM nas Nuvens, Trip, os jornais O Globo e Estadão e os portais UOL, Catraca Livre, O ECO e Infoamazônia.

O Acolhimento e Integração aos Estudantes de Jornalismo é uma realização do Curso, com o apoio do DCM, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e UFV.

02/05 (2ª-feira)03/05 (3ª-feira)04/05 (4ª-feira)05/05 (5ª-feira)06/05 (6ª-feira)
Encontro com a Coordenação de Curso e servidores do DCM (Auditório da Cead, 14h)Mesa-redonda (Google Meet, 10h)Mesa-redonda (Google Meet, 16h) Mesa-redonda com Camila Frois e Renata Loures (Auditório da Cead, 14h)
 Apresentação Intermídia (15h, PVA134)
Apresentação Cajor (17h, gramado do DCM)