Programação de acolhimento e integração de calouros(as) de Jornalismo da UFV começa nesta semana

A programação de acolhimento aos calouros 2021 do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começa nesta sexta-feira, 16 de julho, e vai até a próxima sexta, dia 23. Todas as atividades serão on-line, pois este período letivo acontece na modalidade remota. Os eventos fazem parte da programação de acolhimento da UFV.

16/07, às 16h

A primeira atividade será uma reunião de acolhimento realizada pela Coordenação do Curso, na qual os participantes irão se apresentar. Será por videochamada na plataforma Google Meet – os estudantes receberão o link em seus e-mails da UFV. Na ocasião, a coordenadora, professora Kátia Fraga, passará aos estudantes os links das demais ações.

22/07, às 14h

O evento “Integração de Estudantes de Jornalismo” contará, neste ano, com um bate-papo com os ex-alunos Tainá de Luccas e Caíque Verli. O curso vai transmitir esta atividade ao vivo em seu YouTube. Os jornalistas egressos abordarão suas vivências na Universidade e trajetória profissional.

Tainá de Luccas possui especialização em Jornalismo Científico (USP), mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp) e doutorado em Ciências Sociais (Unicamp). Acumula experiência profissional em televisões e produtoras de cinema. Criou a Agência Sapiens – produtora de conteúdo especializado em ciência e meio ambiente. Trabalha com temas como Amazônia, mudanças climáticas, biodiversidade e oceanos, sobre os quais discutirá na palestra, assim como setor audiovisual e comunicação com propósito. Dirigiu os documentários: “Amazônia Climática: a floresta de hoje e do amanhã”; “Trem de lágrimas”; “Os últimos gelos tropicais”; “Bacabinha do Jaú”; “Cerrado: da água à vida”, entre outros.

Caíque Verli atua na redação da Rede Gazeta/ES desde dezembro de 2014. Nessa rede, já passou pelo jornalismo impresso, on-line, em rádio e atualmente está na TV. Por três anos, foi repórter da rádio CBN Vitória, que pertence à Gazeta. Desde abril deste ano, trabalha na TV Gazeta.

23/07, às 8h e às 14h

Na sexta-feira da próxima semana, há duas programações, voltadas à interação com servidores do DCM e com Centro Acadêmico e Intermídia.

A partir das 8h, docentes do Departamento se apresentam e falam sobre suas áreas de atuação, disciplinas, projetos de pesquisa e extensão e linhas de pesquisa. Os técnicos administrativos também participam deste momento, prestando informações sobre o funcionamento do DCM, empréstimo de equipamentos, formas de atendimento, respectivas áreas de atuação e projetos.

Às 14 horas, membros do Centro Acadêmico Rodolfo Walsh (CAJor) promoverão um bate-papo, apresentando o movimento estudantil dos estudantes de Jornalismo aos ingressantes, seus propósitos e suas ações. A Intermídia – Empresa Júnior de Comunicação Social também apresentará o movimento de empresas juniores, atuação e formas de ingresso.

Mais conteúdo durante o período letivo

Outras informações relevantes sobre a vida acadêmica serão apresentadas aos estudantes na disciplina COM 102 – Introdução ao Jornalismo: matriz curricular e projeto pedagógico do curso; regime didático; Sapiens; e outras. A disciplina também receberá servidores da Reitoria, Unidade de Políticas Inclusivas (UPI), Divisão Psicossocial, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Biblioteca Central, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), entre outros.

O início das aulas do Período Especial Remoto (PER 3) será no dia 19 de julho e o final, 30 de outubro, conforme calendário escolar da graduação.