Projeto de extensão “Inumeráveis UFV” integra memorial em homenagem às vítimas do coronavírus no Brasil

O Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) integra a da rede de voluntários do site “Inumeráveis”, um memorial online dedicado às histórias das vítimas fatais do novo coronavírus no Brasil. O vínculo ocorreu por meio da criação do projeto de extensão Inumeráveis UFV, em maio deste ano, que oferece a oportunidade para atuação dos estudantes no processo de produção e elaboração de uma narrativa de vida focada na memória, no afeto, reforçando a dimensão humana das pessoas que morreram em decorrência da Covid-19, sendo vistas além das estatísticas.

O projeto de extensão Inumeráveis UFV segue o lema do site nacional, o Inumeráveis, de que “não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”. Assim, os integrantes do projeto contribuem para colocar em palavras o amor, a dor e o luto de tantas famílias que em um piscar de olhos perderam um ente amado. Trata-se de uma homenagem por meio da divulgação de um texto tributo para celebrar a vida dessas pessoas, contar quem elas foram, o que as tornavam especiais para as pessoas ao seu redor. Afinal, essas vítimas não são apenas números, possuem uma história, uma vida a ser lembrada e contada.

A plataforma online “Inumeráveis” permite que jornalistas, escritores, estudantes de cursos de Jornalismo e outros voluntários adicionem histórias ao memorial. Para expandir essa rede, um dos idealizadores, Rogério Zé, procurou coordenadores de cursos de Jornalismo por todo o país. Ao receber o convite, imediatamente, a coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFV, Kátia Fraga, entrou em contato com os estudantes para verificar o interesse destes no projeto. Como um meio de colocar em prática os ideais jornalísticos e o viés literário e humanizado, diversos estudantes se sensibilizaram com a proposta e se disponibilizaram a fazer parte dessa construção. Com isso, foi criado o projeto de extensão Inumeráveis UFV, sob organização da coordenadora do curso.

O objetivo do projeto é permitir que os estudantes da UFV façam parte da rede de voluntários e proporcionar uma formação com prática em projetos de relevância social, aproximando-os da prática jornalística ensinada em sala de aula, na perspectiva de um jornalismo mais humanizado no tratamento com as fontes e na construção de uma narrativa textual mais sensível, ambos muito necessários no cenário delicado de pandemia.

De início, os membros procuram familiares e pessoas próximas às vítimas e as entrevistam. Em seguida, o voluntário constrói a homenagem por meio de um texto que é submetido ao grupo de revisores do projeto. Quando necessário, estes auxiliam na construção textual, sugerindo melhorias. Após a revisão, o autor envia o texto para a aprovação da fonte entrevistada. Por último, o texto é enviado ao site para revisão final e, posteriormente, ser publicado. Vale ressaltar que todo o processo, assim como a dinâmica do grupo, é realizado a distância, respeitando as recomendações da UFV.

O projeto torna-se um importante espaço de reflexão em torno da valorização e reconhecimento do curso e da profissão de jornalista, imprescindível no cotidiano da sociedade, principalmente em momentos de crise, de pandemia, como vivemos mundialmente. Além disso, para os membros, a participação nesta iniciativa fomenta não só o crescimento profissional enquanto comunicador e jornalista, mas também o crescimento pessoal e intransferível. Trabalhar a escuta sensível faz com que os membros se tornem seres humanos mais receptivos, o que contribui para que sejam íntegros, empáticos e responsáveis em sua profissão.

Estudante do 3º período de Comunicação Social, Iasmin Lamounier encontrou no projeto um meio de se sentir próxima da Universidade, mesmo estando em sua cidade natal, Ipatinga (MG), no momento de suspensão das atividades presenciais. “Algumas horas depois que digeri tudo e entendi a grandiosidade do que a gente estaria participando, me senti grata e com um privilégio nas mãos de escrever sobre a vida de pessoas que provavelmente virariam apenas estatísticas”, conta.

Como forma de organizar as produções internas, criou-se um site para publicar os tributos escritos pelos membros do Inumeráveis UFV, que pode ser acessado pelo link www.jornalismo.ufv.br/inumeraveis. Nele, também podem ser encontradas informações sobre o projeto e sobre os membros. Até o momento, em pouco mais de três meses de atividade, cerca de 30 vítimas da Covid-19 tiveram suas histórias compartilhadas com a ajuda dos estudantes da UFV.

A equipe do projeto conta, hoje, com 28 voluntários atuantes, incluindo alunos do curso de Comunicação Social, dois jornalistas ex-alunos do curso da UFV, sendo um deles servidor técnico-administrativo do Departamento de Comunicação Social, além de uma aluna do curso de Medicina, também da UFV.

Coordenadora:
Professora Dra. Kátia Fraga