Rede Miau inicia atividades, coordenada por docente do DCM

A Rede Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidade (Rede Miau) iniciou suas atividades em outubro. O projeto de extensão, desenvolvido em interface com o ensino e a pesquisa, é voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades e riscos multidimensionais, atendidos pela Fundação Menino Jesus, na cidade de Ponte Nova (MG).

A Rede dedica-se a realizar, a este grupo, atividades que contribuam para o seu fortalecimento de habilidades de competência midiática, considerando-se os desafios surgidos do acesso às redes sociais digitais – desafios impostos aos jovens, familiares, cuidadores, à própria Fundação Menino Jesus e instituições responsáveis por políticas públicas locais para a infância e a adolescência. Compreender como as competências midiáticas podem colaborar com a redução de desigualdades sociais, no âmbito de infâncias e adolescências, é o objetivo do projeto.

As ações, que são multidisciplinares e multi-institucionais, envolvem professores e bolsistas de graduação das áreas de Comunicação, Direito, Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Processos Gerenciais. As instituições envolvidas são a Universidade Federal de Viçosa (UFV), juntamente com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Avançado Ponte Nova. O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Sob a coordenação geral do professor Rennan Mafra, do Departamento de Comunicação Social da UFV, a Rede Miau tem como metodologia a pesquisa-ação e propõe ações de extensão em interface com o ensino e a pesquisa a partir de três dimensões:

1. Processos de escuta, dimensão que buscará a construção de espaços seguros para a autocompreensão da midiatização pelas crianças e adolescentes e por seus responsáveis legais, a partir da realização de Rodas de Conversa na Fundação e de intercâmbios formativos nas instituições de ensino superior participantes;

2. Fortalecimento em rede, que mapeará instituições e atores envolvidos nas políticas públicas locais voltadas para a infância e adolescência e estabelecimento de ações dialógicas para mobilização, articulação, formação e intervenção em suas realidades institucionais; e

3. Produção de conteúdos midiáticos, etapa na qual serão ofertadas oficinas de desenvolvimento e análise de produtos midiáticos para as crianças e adolescentes, para estimular a compreensão crítica do papel das mídias na atualidade.

Como resultados, o projeto almeja que as habilidades fomentadas na ação extensionista colaborem para a redução das desigualdades sociais de tais sujeitos, bem como contribuam com a ampliação de horizontes compreensivos sobre competências midiáticas em contextos sociais vulneráveis.

Mais informações: redemiau@ufv.br.