Revista Amplie: projeto de extensão lança edição sobre futebol

O hexa não veio na copa do Qatar, mas um grupo de estudantes de Jornalismo marcou um golaço tal qual Richarlison: é a quinta edição da Revista Amplie, especial sobre a Copa do Mundo, lançada no final de dezembro. A publicação online é um projeto de extensão iniciado por quatro alunas do curso, e este número já é o quinto produzido.

Algumas das matérias se concentram no torneio do Qatar, mostrando a cultura do país, a representatividade feminina na cobertura dessa Copa e fotos de transmissões dos jogos em Viçosa. Mas a revista vai além e traz as “zebras” de outras edições, análises sobre as relações entre futebol e política, moda brasileira em época de torcer pra Seleção, indicações de obras sobre o assunto e as memórias de leitores a respeito das copas que os marcaram.

O time que compôs a edição teve, na “defesa”, os revisores: Bruno Leonardo; Júlia Lourenço; Letícia Moraes; Mateus Bitarães; Mayla Araújo; Maria Eduarda Melo; Maria Fernanda Oliveira; Maria Júlia Lizaldo; e Vitória Regina. No “meio-campo”, a diagramação coube a: Antônio dos Santos; Laura Tranin; Leonardo Amorim; Luara Miranda; Nara Rozado; Pedro Langer; e Stéfani Perón. No “ataque”, escreveram: Ana Vitória Messias; Isabella Cardoso; Lucas Atanazio; Luara Miranda; Maria Fernanda; Mariana Jovita; e Vitória Regina; também entrou em campo o jornalista Diogo Rodrigues. A equipe de apoio (marketing) foi composta por Cláudia Fernanda Aguiar; Giovana Leite da Silva; Mariana Jovita; Sarah Daier; Thalyta Onimaru; e Victor Emanoel do Carmo.

A capitã do time foi a editora geral Maria Eduarda Melo. O projeto de extensão é orientado pelo professor Henrique Mazetti. Nesta edição, a arte de capa é do “artilheiro” Matheus Garcia.

Sobre a Amplie

O projeto foi iniciado pelas estudantes Ana Kei Osera, Maria Eduarda Melo, Mayla Araújo e e Nara Rozado, em 2020. De acordo com a publicação, nasceu da vontade delas “de colocarem em prática os conhecimentos obtidos no curso de jornalismo, produzindo um espaço de aprendizado com conteúdos relevantes”.

A escolha do nome da revista foi pelo seu foco: ampliar, para o público jovem, discussões e ideias sobre os temas trazidos em cada número. Nas quatro primeiras edições, foram tratados a quarentena, a indústria da beleza, o mundo da música e o cinema.

Acesse aqui as edições anteriores da revista