Sete trabalhos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV serão apresentados na Expocom Sudeste

Da lista de trabalhos finalistas da Expocom Sudeste, sete foram desenvolvidos por estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, em diferentes categorias. A Expocom – Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação será realizada de 1º a 3 de junho, em Niterói (RJ), durante a Intercom Sudeste 2023; nos dois primeiros dias, os autores irão apresentar os trabalhos a uma banca avaliadora. O melhor de cada categoria recebe certificação e se classifica para concorrer com trabalhos de todas as regiões brasileiras, na Expocom Nacional.

Abaixo, segue a lista dos trabalhos do curso aceitos para a Expocom Sudeste. A lista de todos os trabalhos aceitos na Expocom Sudeste, com data e horário de apresentação, está disponível aqui.

TrabalhoAutorCategoria e modalidade
Cartão VermelhoPedro José Milagres de Almeida BonifácioRT01 – Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série)
Radionovela “Pesadelo de uma noite de junho”Laís Carolina Fagundes FidélisRT03 – Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)
Quando uma voz se calaRenata Alice Nunes de OliveiraJO15 – Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio (avulso)
Cinecom: cinema e cultura para todesStela Maris Antônio de MouraPT16 – Projetos de extensão (avulso)
A concepção do traumaMonique Pereira MendesJO10 – Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)
Reportagem Brechós de ViçosaJulia CamimJO11 – Reportagem em vídeo/telejornalismo (avulso)
Memórias sob o mesmo céuBeatriz Valente SilvaJO12 – Livro-reportagem (avulso)

Para a coordenadora do curso, professora Laene Mucci, os trabalhos representam a “confirmação e reforço da qualidade do curso, ressaltando o comprometimento dos estudantes”. Isso se expressa, inclusive, na superação de desafios impostos por condições técnicas não ideais, em alguns casos. “Aqui, temos muita criatividade, determinação, dinamismo, empenho e animação. Todos os trabalhos inscritos demonstram isso e nos deixam muito felizes”, comemora.

Sobre o Prêmio Expocom

O Prêmio Expocom é destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação – bacharelado ou superior tecnológico – afetos à área da Comunicação. Os trabalhos que foram classificados no curso de Jornalismo da UFV concorrem na etapa Sudeste; e os escolhidos como o melhor em cada modalidade neste evento, são classificados à Expocom Nacional, realizada durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom.