Trabalho do DCM recebe prêmio Mérito em Pesquisa no SIA 2022 entre os do CCH

O Simpósio de Integração Acadêmica divulgou nesta semana a lista dos trabalhos premiados na edição mais recente, ocorrida em novembro do ano passado, na UFV. O trabalho “Infância, estéticas da diferença e midiatização: po(est)éticas em torno do caso da criança de São Mateus” foi contemplado com a menção honrosa na categoria Graduação, modalidade Pesquisa, na área de Ciências Humanas e Sociais. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes de Jornalismo Abraão Filipe Marques de Oliveira e Maria Fernanda de Oliveira Ruas, orientados pelo professor Rennan Lanna Martins Mafra (DCM).

Resultado coletivo

Abraão ressalta que este trabalho (que culminou em sua monografia) foi fruto de  processos coletivos iniciados há anos. Em agosto de 2020, ele integrou-se voluntariamente ao Projeto de Pesquisa Estéticas de uma Pandemia Midiatizada I, participando da investigação de Maria Fernanda sobre o caso do menino João Pedro (que foi tema monografia dela). Já no ano seguinte, Abraão tornou-se bolsista do projeto Estéticas de uma Pandemia Midiatizada II e Maria Fernanda participou como voluntária. O projeto recebeu bolsa do Pibic/UFV, com recursos do CNPq, realizado no âmbito do DIZ – Grupo de Pesquisa de Estéticas e Diferenças, coliderado pelos professores Rennan e Mariana Procópio, do DCM.

As leituras e discussões eram, frequentemente, coletivas. Abraão também ressaltou a orientação do professor Rennan. “Foi um privilégio aprender ao lado dele. Desenvolver nossos movimentos de pesquisa foi uma experiência transformadora. Eu saí outro, com novas perspectivas, da ciência, da sociedade e da própria trajetória”, conta. “E neste momento sócio-histórico, é fundamental, urgente e significativo realizar pesquisa em Comunicação levando em conta as questões de diferenças: escutá-las e pesquisar COM elas”. As pesquisas relacionadas às diferenças são aquelas que consideram marcadores como gênero, raça, classe social, sexualidade, territorialidade, etc, e suas relações com a vida social contemporânea, políticas públicas e/ou contextos midiatizados.

Sobre o SIA

O SIA 2022 teve como tema: Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV. A premiação contemplou trabalhos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação dos três campi da UFV. Todos foram apresentados na modalidade “vídeo” e obtiveram a maior nota (acima de 90). Para a graduação, a nota foi dada por área de conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais), nas modalidades “Ensino”, “Pesquisa” e “Extensão”.