Informativo
Três alunas de Jornalismo da UFV participam do Curso de Residência da Rede Gazeta (ES)
Os selecionados no 27º Curso de Residência da Rede Gazeta começaram as atividades no dia 14, em Vitória (ES). A turma conta com 10 jovens, e três deles são estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV: Adrielle Christine Mariana de Souza, Aline Gabriela Gomes e Isabelle Kruger Braconnot. Elas participam, nos próximos três meses, de uma imersão nos veículos da Rede Gazeta, por meio de palestras, aulas de jornalismo, oficinas e acompanhamento de produção de notícias.
O curso é voltado para graduandos/as e recém-graduados/as, e já no primeiro dia, as estudantes visitaram a sede da Rede Gazeta e tiveram a primeira palestra, com a jornalista Tati Wuo (ex-residente do programa, hoje produtora de conteúdo e pesquisadora do “Caldeirão com Mion”, da TV Globo).
Adrielle conta que é um “sonho” esta participação: “Durante o curso, percebi o quanto os professores valorizam a experiência da residência. E, vendo colegas passarem por este processo seletivo, comecei a pensar: ‘e se eu também pudesse?’. Realizar esse sonho é algo que me enche de alegria. Além de gratidão e um senso de realização que dá sentido a todo esforço”, relata.
Aline reforça este misto de sentimentos: “Está sendo uma experiência incrível! Vamos conhecer a Rede Gazeta e a produção de cada setor. Serão três meses intensos, incluindo a cobertura das eleições de 2024! Estamos preparadas e animadas, felizes com esta grande oportunidade de crescimento”, conta.
Esta oportunidade foi aproveitada por diversos/as ex-alunos/as de Jornalismo da UFV – alguns/mas foram contratados/as, após o curso. Este foi o caso de Isabelle de Oliveira: “Passar pela Residência foi uma das minhas melhores escolhas na graduação. O curso permite que os/as residentes passem por diferentes áreas e, assim, que aprendam de tudo um pouco – e percebam com o que se identificam”, analisa. Depois de concluir o curso, Isabelle foi convidada para trabalhar na rede : “Durante a Residência, pude mostrar meu trabalho, meu esforço e personalidade. Isso foi fundamental para que meu gestor despertasse o interesse de me ter na equipe. E tem sido incrível, não me arrependo de nada”, afirma.
As estudantes aprovadas também incentivam que os/as colegas busquem tais programas: “Cada dia que passo aqui, me sinto mais apaixonada pelo jornalismo, e olha que só tem dois dias!”, diz Adrielle. “Todo mundo que faz Jornalismo deveria tentar, em algum momento”, acredita Aline. “É preciso se preparar: consumir bastante conteúdo da Gazeta, ler as reportagens e acompanhar as redes sociais. Mas sobretudo manter a calma durante as provas e as entrevistas”, aconselha ela.
Aprovações consecutivas
As listas de aprovados/as da Residência da Gazeta estampam, frequentemente, nomes de estudantes e recém-graduados/as do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV. Tanto é que, nas últimas cinco edições (2020 a 2024), houve pelo menos um/a estudante da Federal de Viçosa: foram dez aprovados/as nesses anos. Número comparável a uma turma inteira de Residência.
Para a coordenadora em exercício do curso de Jornalismo da UFV, professora Isaura Mourão Generoso, “esses índices de aprovação de estudantes da Comunicação Social – Jornalismo da UFV na Residência da Gazeta e a contratação de egressos/as são motivos de orgulho para todos nós, docentes, técnicos/as e discentes, pois podemos considerá-los reflexo da qualidade do nosso curso e dos/as estudantes que passam por ele. Além disso, sempre buscamos apoiar as iniciativas dos/as nossos/as estudantes, como Residência, que contribuem para sua formação.”