Dois egressos e formanda em Jornalismo da UFV são selecionados em curso de residência da Gazeta

O 24º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (ES) anunciou, no dia 31, sua lista de selecionados. Entre os nomes, três são da turma COM 2017: Carla Luz e Emanuel Vargas (ambos graduados em junho deste ano), e a formanda Maíra Ferrari. Eles passaram pelas três etapas do processo seletivo e farão o curso no período de 9 de setembro a 1º de dezembro deste ano, em uma etapa online e outra presencial em Vitória, onde a rede está sediada.

O processo seletivo testou dos candidatos seus conhecimentos gerais em um exame. Os aprovados elaboraram uma redação jornalística e produção digital sobre ESG, após assistirem uma palestra online sobre o tema (sigla em inglês para o conjunto de boas práticas em responsabilidade social e ambiental e governança das instituições). Posteriormente, foram sabatinados em entrevista. “Cinco pessoas me perguntaram sobre vários assuntos e pontos do meu currículo”, revela Carla sobre a etapa de entrevistas. Recém-formado, Emanuel considera que o processo “exigiu bastante foco e determinação, mas não foi exaustivo”. Maíra avalia que foi “muito bom para relembrar e executar coisas que aprendemos no curso”.

A primeira fase deste treinamento, até 12/10, será remota, constituída por aulas e oficinas de produção jornalística. Já a segunda será presencial, com uma imersão nos diferentes veículos da rede: televisão, rádio, jornal impresso e mídias digitais.

Para Carla, a aprovação é “uma oportunidade única de trabalhar diariamente com o jornalismo, acompanhada por profissionais do ramo. Formei em junho, e receber tão recentemente uma notícia maravilhosa como essa me causa imensa alegria. Estou em êxtase e com grandes expectativas – e já contando os dias para o início!”, anima-se.

“A sensação de ingressar no curso é muito bacana, justamente num momento tão difícil para tantas pessoas, principalmente na questão de oportunidades”, considera Emanuel. “É como uma confirmação daquilo que participei ao longo da minha trajetória, desde a empresa júnior Intermídia, até o estágio na Fratevi, passando pelas diversas disciplinas do curso de Comunicação da UFV”, complementa.

Para Maíra, esta é uma oportunidade “ímpar de aprender e ver na prática a atuação do jornalista, nas diversas frentes, em uma empresa renomada. Eu sou muito grata ao curso e àqueles que o constroem, porque possibilitaram uma formação muito boa pra fazer esse processo da residência – além de jornalística, foi uma formação analítica e crítica”.

Este processo seletivo foi disputado por mais de 230 candidatos e selecionou dez, vindos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No 23º Curso de Residência da Gazeta, dois egressos da Comunicação UFV foram selecionados. Para a coordenadora do curso, professora Kátia Fraga, “a presença constante neste programa de residência, assim como em outros pelo Brasil, traz muita alegria e comprova o esforço do corpo estudantil, juntamente com os docentes e técnicos do DCM, na consolidação de uma graduação, pública, de excelência”.