Intercom: Jornalismo da UFV participa em várias frentes e trabalhos

O Intercom nacional deste ano ocorre virtualmente, de 1º a 10 de dezembro. O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV participa de várias maneiras, na coordenação de grupo de pesquisa e mediação de eventos, por produções e trabalhos.

Apresentações neste sábado

A coordenadora do curso, professora Kátia Fraga, está atuando em duas frentes. Em uma delas, participa do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, acompanhando suas sessões ao logo do evento. Nesse GP, irá apresentar no sábado (5/12), com o estudante Lucas Zini, o artigo “Experiências radiofônicas do projeto ‘Alô, Comunidade’: A voz da cidadania e da cultura popular no rádio”, a partir das 9h. Em seguida, ela será moderadora da sessão “Políticas de programação – representação e vínculos”, junto com a professora Elis Regina Araújo da Silva (UnB). As sessões do GP Rádio e Mídia Sonora são transmitidas pelo Facebook do GP e a participação é aberta, mesmo para quem não se inscreveu no Intercom.

A outra iniciativa é a coordenação do Intercom Júnior Audiovisual, espaço acadêmico destinado para acolher trabalhos de graduandos em Comunicação. O vice-coordenador do IJ também possui vínculo com a UFV: o professor José Tarcísio Júnior (UFRR) é ex-aluno do curso de Jornalismo.

Intercom Júnior

Dois trabalhos produzidos por estudantes do curso, coordenadas pelo professor Ricardo Duarte Gomes, integram os anais do Intercom Júnior. A estudante Júlia Lourenço é a autora do trabalho “Divulgação científica como acontecimento e o jornalismo científico: reflexões sobre as notícias de ciência em portais da internet“, na temática Jornalismo. Ana Laura Fernandes de Souza produziu o trabalho: “Do Caipira ao Feminejo: Uma Revisão de Literatura e Análise do Discurso“, na categoria Interfaces Comunicacionais.

Expocom

Outros dois trabalhos produzidos por estudantes da UFV, premiados durante o Intercom Sudeste, participam como finalistas da Expocom Nacional. São eles: o programa laboratorial de áudio (In)visibilidade do futebol feminino na história e na mídia, da equipe Julia Camim (aluna líder), Alícia Pinheiro, Keryon Faria e Lara Bernardes (categoria Rádio, TV e Internet); e o livro-reportagem Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil, de Daniel Reis (categoria Jornalismo). O anúncio dos vencedores desta etapa será no dia 10, às 19h30.