Relevância do Jornalismo será discutida no aniversário de 20 anos do curso da UFV

Professor e pesquisador José Antônio Martinuzzo, da UFES, será conferencista sobre o tema

A discussão sobre o papel do Jornalismo, em um tempo marcado pelo excesso de informações (e pelo crescente negacionismo daquelas verificáveis), é fundamental. Essa temática norteará a conferência de abertura do evento: 20 Anos de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, que será realizada e transmitida no dia 8 de fevereiro, às 16h, pelo link: https://youtu.be/Yv-xvUicf88.

O professor José Antônio Martinuzzo (UFES) fará a conferência, discutindo os desafios jornalísticos nos âmbitos narrativo, cultural e mercadológico. Ele é pesquisador nos campos de jornalismo, comunicação organizacional, política, internet e redes sociais, acumulando experiência da graduação em Jornalismo ao pós-doutorado em Mídia e Cotidiano. José Antônio também é membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória e articulista de jornais capixabas.

“Vamos debater os desafios jornalísticos nos âmbitos narrativo, cultural e mercadológico. Ao mesmo tempo, destacaremos a mais alta relevância do jornalismo na era da vertigem informacional e do obscurantismo crescente. O jornalismo é uma conquista civilizatória da qual não se pode abrir mão, sob pena de déficits para a cidadania!”, adianta Martinuzzo sobre o enfoque da conferência.

A mesa de abertura contará com a presença da vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes; do diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Baêta; do chefe do Departamento de Comunicação Social (DCM), Rennan Mafra; e da coordenadora do curso, Kátia Fraga. Junto dos docentes, compõe a mesa o diretor geral do Centro Acadêmico Rodolfo Walsh, Lucas Zini.

Na abertura, também será lançado o e-book “Entrelaçando memórias: vivências de 20 anos da COM”. Ele constitui-se de histórias e relatos, enviados espontaneamente por ex-alunos, estudantes, docentes e técnicos, reunidos por uma equipe organizadora. O jornalista Isac Godinho, um dos organizadores, apresentará o e-book durante o lançamento.

As atividades alusivas às duas décadas irão de 8 a 12 de fevereiro, todas remotas e transmitidas abertamente pelo YouTube do curso de Jornalismo da UFV. Outras informações podem ser encontradas na página do curso no instagram e neste post.

O evento é realizado pela Coordenação do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, com apoio do DCM, CaJor, Intermídia – Empresa Júnior de Comunicação Social e de diversos alunos e ex-alunos.